Estúdio de Oblivion Remastered pode estar prestes a demitir 300 funcionários
A desenvolvedora Virtuos também trabalhou em Metal Gear Solid Delta: Snake Eater
O jornalista francês, Gauthier Andres, alegou nas redes sociais que o estúdio Virtuos, que trabalhou com a Bethesda em The Elder Scrolls IV: Oblivion Remastered e com a Konami em Metal Gear Solid Delta: Snake Eater, estaria se preparando para demitir 300 funcionários.
Andres diz que fontes com quem conversou descrevem dificuldades internas no estúdio, com a liderança da empresa aparentemente perdendo a confiança de sua equipe. São apontados problemas com a equipe sendo sobrecarregada para lançar Oblivion Remastered, com pressão para que ela "entregasse algo de mais qualidade em relação ao orçamento", como forma de destacar o estúdio na indústria (via Wccftech).
A situação entre a equipe e os líderes da Virtuos foi agravada, segundo Andres, porque o estúdio não está recebendo nenhum pagamento de royalties pelo sucesso de Oblivion Remastered, mesmo ele sendo um dos jogos mis vendidos de 2025.
Os chefes da desenvolvedora também supostamente congelaram aumentos e reduziram os bônus em fevereiro. Com as demissões, Andres diz que a Virtuos Lyon entrou em greve para protestar contra os cortes e o impacto que eles teriam na produtividade e capacidade operacional da empresa.
Além disso, a liderança da Virtuos estaria forçando o uso de ferramentas de IA, com os funcionários sendo obrigados a participar de sessões básicas de treinamento sobre o uso dessa tecnologia.
Por fim, Andres alega que 200 dos 300 cortes propostos afetariam uma equipe sediada na China, e os outros 100 afetariam profissionais dos estúdios da Virtuos na França e Estados Unidos.
Até o momento da publicação desta notícia, a Virtuos ainda não havia se manifestado a respeito dessas supostas demissões.