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Entrevista com a Nightdive Studios – O que esperar do remaster de System Shock 2

SHODAN nunca morre: o desafio de modernizar System Shock 2

12 mar 2025 - 07h59
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Nightdive Studios
Nightdive Studios
Foto: Divulgação

Lançado originalmente em 1999, System Shock 2 é um dos jogos mais influentes de todos os tempos, sendo uma peça fundamental para a criação de títulos como BioShock, Prey e Dead Space. Agora, com seu remaster de 25 anos chegando, a Nightdive Studios assume o desafio de modernizar essa obra-prima sem perder sua essência.

Conversamos com a equipe para entender como foi o processo de atualização do jogo, os desafios técnicos, as melhorias na jogabilidade e o impacto de System Shock 2 em seus projetos futuros.

Game On - System Shock 2 influenciou grandes franquias, mas continua sendo um marco por si só. Como foi o processo de modernizar esse clássico sem perder a essência do original?

R: O trabalho acontece em duas frentes principais. Do lado da programação, nossa equipe precisa trazer o jogo para a KEX Engine, ao mesmo tempo em que faz engenharia reversa de elementos que não estavam bem preservados, garantindo que tudo funcione nas plataformas modernas sem alterar a jogabilidade original. Além disso, fazemos ajustes e otimizações na engine antiga para garantir uma experiência mais fluida.

Já a equipe de arte tem a missão de modernizar os visuais sem descaracterizar o estilo do jogo. Para esse projeto, utilizamos mods da comunidade que se tornaram essenciais ao longo dos anos, trazendo texturas em maior resolução e diversas correções. Em cima disso, criamos o Nightdive Mod, que inclui novos modelos, texturas, animações e interface, tudo cuidadosamente ajustado para manter a identidade do jogo.

Nosso objetivo foi sempre fazer o jogo parecer como você se lembrava dele, mas com uma riqueza de detalhes que não era possível na época. De longe, ele ainda terá aquele visual clássico, mas quando você se aproxima, verá mais texturas, formas definidas e um nível de imersão muito maior.

System Shock 2: 25th Anniversary Remaster
System Shock 2: 25th Anniversary Remaster
Foto: Divulgação

Game On - A KEX Engine já foi usada em outros remasters da Nightdive. Quais são as maiores vantagens dela para um jogo tão complexo como System Shock 2?

R: A KEX Engine é o que nos permite trazer jogos clássicos para múltiplas plataformas. Em termos simples, ela nos ajuda a conectar os antigos códigos de áudio, renderização e jogabilidade com um sistema moderno, garantindo que o jogo rode bem em PCs, consoles e outras plataformas sem exigir um retrabalho completo.

Mas no caso de System Shock 2, a Dark Engine original ainda está ali, por baixo de tudo. Nós trabalhamos para otimizá-la e aprimorá-la, garantindo uma performance mais estável sem comprometer a experiência autêntica do jogo.

Game On - A atmosfera opressiva e a IA vilanesca SHODAN foram elementos icônicos do original. O que mudou na imersão e no terror do remaster?

R: Nosso compromisso sempre foi manter a essência do jogo, e felizmente System Shock 2 já é um dos títulos mais assustadores e imersivos da história dos games, mesmo em sua forma original.

O que fizemos foi aprimorar os visuais para realçar esse terror. Por exemplo, agora os monstros da colmeia "The Many" terão mais detalhes grotescos, com pele úmida, sangue brilhante e partes do corpo mais realistas. Quando você se deparar com um híbrido infectado, verá a larva pulsando dentro do peito, algo que antes ficava apenas subentendido pelos gráficos antigos.

Outro grande acréscimo é que os inimigos agora realmente movem a boca e falam enquanto te caçam, tornando suas ameaças ainda mais perturbadoras. Esse detalhe aumenta a imersão e eleva a sensação de terror, tornando cada encontro mais impactante.

System Shock 2: 25th Anniversary Remaster
System Shock 2: 25th Anniversary Remaster
Foto: Divulgação

Game On - O modo cooperativo sempre foi um recurso pouco explorado no jogo original. Podemos esperar melhorias para quem quiser explorar a Von Braun com um amigo?

R: O modo multiplayer de System Shock 2 foi adicionado na última hora quando o jogo foi lançado originalmente, e por isso nunca funcionou perfeitamente. Com o tempo, ele ficou ainda mais instável, tornando a experiência frustrante para quem tentava jogá-lo.

Nosso objetivo foi refazer essa funcionalidade para que seja muito mais fluida e confiável. Agora, o cooperativo poderá ser iniciado de forma rápida, com uma interface mais acessível e uma experiência de jogo que funcione do começo ao fim sem problemas de conexão ou sincronização.

Game On - A Nightdive Studios se tornou referência em remasterizações. Qual foi a maior lição aprendida com System Shock 2 que pode influenciar futuros projetos?

R: Ao longo dos anos, a Nightdive cresceu de um estúdio que simplesmente trazia clássicos de volta, para um que também os aprimora visualmente e tecnicamente. System Shock 2 nos ensinou muito sobre como recriar e modernizar gráficos sem quebrar o estilo original do jogo.

Nosso fluxo de trabalho se tornou mais eficiente, permitindo que possamos alcançar um nível de qualidade superior em menos tempo. Mas o mais importante é que cada projeto traz desafios únicos, e esse jogo reforçou nossa habilidade de nos adaptar e encontrar soluções criativas para cada problema que aparece.

Dito isso, o futuro parece brilhante, e System Shock 2 certamente influenciará nossos próximos projetos!

O futuro de System Shock 2

O remaster de 25 anos de System Shock 2 promete trazer a experiência clássica para uma nova geração de jogadores, sem perder a essência do original. Com gráficos aprimorados, multiplayer reformulado e uma atenção minuciosa à atmosfera de terror, o trabalho da Nightdive Studios reforça seu compromisso em revitalizar grandes clássicos sem descaracterizá-los.

Se você nunca teve a chance de explorar a Von Braun e encarar SHODAN, essa será a melhor forma de vivenciar um dos melhores jogos de todos os tempos. E para os veteranos? Uma nova oportunidade de mergulhar nesse pesadelo espacial como nunca antes.

A pergunta que fica é: você está pronto para encarar SHODAN mais uma vez?

Fonte: Game On
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