Diretor de Shadow of the Colossus diz que a era das novas mecânicas de jogo acabou
Fumito Ueda acredita que atualmente os jogos são focados em melhorar mecânicas já existentes
Conversando durante uma entrevista ao lado do criador de Katamari Damacy, Keita Takahashi, o diretor Fumito Ueda, de jogos como Shadow of the Colossus e The Last Guardian, disse acreditar que a era de criação de novas mecânicas de jogo ficou para trás.
Segundo ele, a era atual foca em melhorar mecânicas já existentes e também na aparência dos jogos, em vez de introduzir algo totalmente novo.
"Não me lembro exatamente por que respondi com um 'curtir' na época, mas provavelmente pensei: 'a era das mecânicas de jogo acabou'", disse Ueda à DenfaminicoGamer, ao comentar sobre sua reação inicial ao ver To a T, o jogo mais recente de Takahashi (via VGC). "Me pergunto se não estamos mais na era em que precisamos fornecer novos dispositivos ou novas mecânicas para cada jogo".
Segundo Takahashi, isso é algo que Ueda vem dizendo há algum tempo. "Ele vem dizendo isso desde Journey."
Ueda então respondeu: "Mesmo que as mecânicas não sejam novas, você pode focar na sensação e na arte. Goste ou não, é melhor aprimorar as mecânicas existentes."
Atualmente Ueda está trabalhando em Project Robot, que foi anunciado em 2024. Ele está sendo desenvolvido pelo estúdio japonês genDesign, chefiado por Ueda e que conta com desenvolvedores veteranos que trabalharam com ele em ICO, Shadow of the Colossus e The Last Guardian.
Project Robot será distribuído pela Epic Games na Epic Games Store, estando disponível também para PlayStation e Xbox.