Compras feitas na PlayStation Store ficam mais caras com IOF; veja como evitar isso
Loja digital do PlayStation começou a cobrar 3,5% de IOF nas compras feitas com cartão de crédito
No começo desta semana, os jogadores se depararam com uma surpresa ao comprarem seus jogos na PlayStation Store brasileira. Agora, a loja está aplicando IOF de 3,5% nas aquisições feitas por cartão de crédito, encarecendo o valor final da compra.
O IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) é um tributo do governo federal que é cobrado em movimentações financeiras, incluindo compras internacionais feitas com cartão de crédito.
Como a PS Store é considerada uma loja estrangeira, o IOF incide sobre as compras feitas nela, apesar dela mostrar valores em Reais e até mesmo aceitar cartões nacionais. O motivo disso é que a Sony não tem representação fiscal no Brasil, fazendo com que cada compra seja vista como uma transação internacional.
Anteriormente, o IOF era de 0,38%, mas recentemente ele foi ajustado para 3,5%, aumentando de forma significativa o custo de fazer compras digitais na PS Store com cartão.
Fugindo do IOF na PS Store
Existem algumas maneiras de evitar a cobrança do IOF, com uma delas sendo comprar cartões-presente da PSN. Obtendo o valor que você precisa para adquirir seu game, você não paga IOF, já que a transação será feita com saldo pré-pago. Muitas lojas também oferecem desconto nesses cartões de tempos em tempos, permitindo que você pague menos para obter mais saldo para usar na PS Store.
A outra forma é comprar o jogo em mídia física, o que muitas vezes acaba sendo mais vantajoso do que comprar a versão digital, já que você pode revendê-lo após terminá-lo, se assim desejar, e recuperar parte do valor gasto. Além disso, sempre há promoções dos jogos físicos ocorrendo nas lojas, mesmo quando ainda encontram-se em pré-venda.