Bancos no Japão bloqueiam pagamentos do Steam para jogos voltados para adultos
Medida faz com que os desenvolvedores destes jogos não consigam receber os lucros obtidos com eles
Foi descoberto esta semana que os desenvolvedores japoneses responsáveis por jogos voltados para adultos, que são aqueles que trazem conteúdo sexual, hentai e/ou nudez, estão passando por dificuldades na hora de receber os lucros por suas obras.
Conforme apontado pelo site Automaton, bancos no Japão começaram a bloquear as transferências bancárias relacionadas com isso. O político Taro Yamada, membro do poder legislativo japonês, trouxe esse problema à tona nas redes sociais e no YouTube.
Segundo Yamada, houve vários casos em que desenvolvedores japoneses de jogos voltados para adultos não conseguiram transferir seus lucros do exterior (por exemplo, do banco do Steam nos EUA) para uma conta bancária japonesa. Tanto a Agência de Serviços Financeiros do Japão (FSA), responsável pelos bancos, quanto o Ministério da Economia, Comércio e Indústria (METI), que supervisiona os jogos, confirmaram que esse problema existe.
Ao serem questionados sobre isso (via Game Spark), os bancos deram uma resposta vaga, dizendo que o bloqueio não é apenas porque os jogos são destinados a adultos. Na verdade, aparentemente a situação envolve uma "decisão abrangente" baseada em leis como a Lei de Prevenção de Transferência de Recursos Criminais e a Lei de Câmbio e Comércio Exterior.
Yamada diz que se essas transações envolvendo os jogos adultos são legais, então elas precisam ser liberadas, com ele estando trabalhando atualmente para encontrar uma forma de resolver esse problema.