Orquestras apostam em jogos para alcançar novo público
Jovens descobrem a música sinfônica através dos videogames; assista
Cada vez mais elaboradas, as trilhas sonoras dos jogos se tornaram importantes meios de apresentar a música sinfônica para o público jovem. Os maestros Gilberto Salvagni, Eder Paolozzi e Evandro Matté falam sobre o encontro entre estas duas formas de arte no episódio desta semana da websérie Música e Games, que você assiste acima.
Da mesma forma que os jovens se impressionam ao assistir as músicas de seus jogos favoritos serem interpretadas ao vivo por orquestras em eventos como a Game XP ou o espetáculo Música de Games, da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, os maestros descobrem a evolução das trilhas dos jogos, que se tornaram muito mais complexas desde os dias dos chiptunes em 8-bits.
É o que conta o maestro Gilberto Salvagni após ouvir a trilha de God of War: "Eu caí para trás, não acreditei que o videogame estava fazendo música neste nível".
Para Eder Polozzi, o envolvimento do público jovem com a música sinfônica através dos games foi maior do que o imaginado. "O estádio vinha abaixo com cada trilha, tinha gente chorando. É uma emoção que a gente sente lá do palco".
Confira também os episódios anteriores:
- Como é feita a trilha sonora de um jogo
- Como o streamer El Gato se tornou músico
- Jogos se tornaram palco para novas bandas
A websérie Música e Games é uma produção original do Terra Game On, que explora a relação entre os jogos digitais e a música, dentro e fora da tela.