O Steam Deck não vai aguentar por muito mais tempo e a comunidade deposita suas esperanças em uma solução
A geração de quadros por meio de soluções comunitárias será fundamental para rodar jogos exigentes
À medida que envelhece, o Steam Deck vai tendo cada vez mais dificuldade para rodar alguns dos lançamentos mais recentes e, a menos que a Valve anuncie algum tipo de sucessor generacional (ou algo parecido dentro do ecossistema de PC), não parece que a situação vá melhorar. Por isso, os entusiastas estão de olho em uma funcionalidade que vem se consolidando por vias comunitárias: a geração de quadros ou framegen.
De forma bem resumida, a geração de quadros consiste em usar uma IA para interpolar imagens novas na sequência renderizada nativamente pela placa gráfica do seu sistema.
Quando funciona bem, a geração de quadros pode multiplicar a taxa de FPS dos seus jogos - mas a tecnologia também traz alguns desafios próprios. Por exemplo, a latência adicional nos faz levantar uma sobrancelha e questionar se o preço vale a pena, e também há a questão de que nem todas as placas gráficas têm as mesmas compatibilidades. E mais: é necessário alcançar uma taxa alta de quadros naturalmente para se beneficiar do framegen da forma adequada.
Mas a avaliação geral é bastante positiva e alguns jogos se beneficiam muito; por isso, essa funcionalidade se tornou muito popular nos últimos anos. Especialmente considerando que o mercado vive um momento difícil, em que os componentes não apresentam avanços tão grandes quanto no passado.
Implementando o framegen no Steam Deck
Onde o Steam Deck entra nisso tudo? Bem: o portátil da Valve usa uma APU da AMD que tem acesso à tecnologia FidelityFX ...
Matérias relacionadas
Transforme o ChatGPT em um expert com comando simples de apenas 6 palavras
Ex-funcionário da C&M Software, preso por ataque hacker R$ 1 bilhão, afirma ser inocente