O engenheiro de software da Google, Kenton Varda, decidiu montar o seu espaço próprio para a jogatina dentro de casa. Para receber os amigos e competir em games online, ele projetou sua nova casa com uma LAN house de 12 computadores.
Residência têm 12 computadores com telas de 27 polegadas
Foto: TecMundo / Reprodução
As máquinas "são pobres para um usuário comum", segundo Varda, pois foram planejados para rodar jogos. Elas têm processador Intel Core i5-2500, placa de vídeo MSI N560GTX (NVIDIA GeForce 560), memória RAM 8 GB DDR3 e monitor Asus VE278Q, de 27 polegadas.
Todas as estações estão ligadas a uma rede central, o que permite que o engenheiro faça atualizações de software em apenas um PC. "Embora eu tenha 12 máquinas, eu não tenho 12 licenças de cada jogo. Em vez disso, peço que cada convidado faça login na sua própria conta para jogar com sua cópia licenciada", explica em seu blog.
As telas dos PCs e os acessórios ficam em duas salas, seis equipamentos em cada, configuração para jogos "time versus time". O "cérebro" dos computadores fica em um lugar separado. Os móveis sob medida planejados pelo morador preveem que as estações de jogo sejam todas escondidas por uma mesa que se fecha quando não é utilizada, e apenas os displays aparecem permanentemente.
Na sala, Varda colocou duas televisões, uma de 59 polegadas e outra de 55 polegadas, cada uma com uma série de consoles de jogos conectados. "Na prática em geral acabamos fazendo streaming de partidas de Starcraft Pro nas TVs em vez de jogar nos consoles", diz o engenheiro do Google.
O arquiteto Richard Varda, pai de Kenton, é autor do projeto do arquitetônico e conseguiu faz uma casa "relativamente pequena parecer sic grande por causa do bom design", segundo o filho. O engenheiro também deu sua contribuição: criou um programa exclusivo para acessar ao vivo as imagens das câmeras de segurança da residência. O sistema também envia fotos ao email e ao celular de Varda toda vez que ele não está em casa e as câmeras detectam movimento.
Desenvolvimento econômico gerado a partir do upcycle do lixo é chamado de eco-capitalismo, uma vez que materiais considerados resíduos viram fonte de renda para o jogador
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A qualquer momento do jogo, é possível checar quais metas estão colocadas, quantas foram atingidas e os prêmios recebidos, entre outros itens
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Quanto mais resíduos recolhe, mais níveis o jogador avança dentro do game, o que permite que amplie seus negócios até chegar a Chefão do lixo
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Sozinho ou como parte de um time, usuário tem metas de upcycle, atingidas à medida que dá destinação aos materiais descartados
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Times são equipes de coleta e upcycle, que o usuário pode criar e convidar pessoas a participarem, ou pode escolher se juntar a uma das equipes já existentes
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Amigos servem para trocar energia e também para conversar, na caixa de texto à esquerda, e ainda podem se unir aos times de coleta
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Usuário pode convidar amigos para o jogo - o que seria uma das formas de ampliar o alcance do processo de conscientização de eco-responsabilidade viabilizado pelas conexões da rede social
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Após realizar muitas atividades, energia do jogador acaba, e para conseguir mais e continuar trabalhando ele precisa pedir aos amigos ou comprar itens
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"Vermes" precisam estar felizes para produzir bem, por isso jogador deve, pelo menos uma vez por dia, brincar com os bichos
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A propriedade comprada vem com "vermes", que funcionam como "funcionários" da empresa do jogador e são responsáveis por fazer o fertilizante
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Quando completa um volume mínimo de lixo orgânico, jogador é convidado a comprar uma propriedade e começar um negócio de produção de fertilizante
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Ao fim da primeira coleta, jogador ganha um container, onde o lixo é armazenado; clicando sobre ele, a qualquer momento, é possível saber que tipo de material já foi coletado: orgânico, papel, vidro ou plástico
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Após concluída a separação, jogo mostra que tipos de materiais havia na pilha de lixo, e é preciso, então, clicar sobre cada resíduo para que ele seja recolhido
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Após clicar com a vassoura sobre a pilha de lixo, uma barra azul vai sendo preenchida à medida que o processo de separação é completado
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Ao chegar à cidade, jogador se depara com muitas pilhas de lixo, sobre as quais deve clicar para recolhê-los, antes de dar-lhes uma destinação
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Com desenho que simula quadro negro escolar, instruções do jogo são apresentadas junto com informações sobre responsabilidade social e possibilidades de uso dos resíduos
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Jogador começa escolhendo sua aparência, com opções de cor de cabelo, de pele e dos olhos, além de escolha de roupas e acessórios
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Trash Tycoon (Chefão do lixo, em tradução livre) transforma jogador em empresário de resíduos, estimulando o upcycle, ou seja, a criação de novos usos para materiais descartados, em alternativa à reciclagem