PUBLICIDADE

Como limpar teclado com segurança?

Costuma comer na frente do PC enquanto joga algum MMORPG? Às vezes precisamos limpar o teclado pra não deixar essa sujeira acumular. Vamos?

13 mai 2022 11h35
ver comentários
Publicidade
Foto: GameON

Com a consolidação definitiva do modelo de home office, estamos passando cada vez mais tempo sentados às nossas escrivaninhas, visto que são longos períodos em que emendamos trabalho com sessões de jogatina online e, ainda, aproveitamos sempre para comer algum lanchinho nesse meio tempo.

Assim, é completamente natural que nossos teclados acumulem vestígios de sujeira, alimentos ou fiquem manchados com a gordura que nossos próprios dedos exalam naturalmente, mesmo se lavamos nossas mãos com certa constância antes de começar a digitar ativamente. 

Além disso, de migalha em migalha, os teclados podem, aos poucos, se tornar verdadeiros antros de bactérias, uma vez que nossas mãos sujas e restos de comida podem impregnar nos espaços abaixo e entre as teclas. 

Tendo isso em vista, montamos um tutorial onde ensinamos passo a passo o procedimento para realizar a higienização do seu teclado. 

Antes de tudo, tire uma foto e desconecte-o do computador!

A primeira coisa a se considerar é fotografar o teclado. Como ainda tiraremos várias teclas para a limpeza, é sempre útil ter uma referência posterior a respeito de onde fica cada tecla. Em seguida, para começar a limpeza efetiva, não se esqueça de desconectá-lo do computador e/ou qualquer outra fonte de energia, como deve ser feito com qualquer equipamento eletrônico que passará por esse tipo de manutenção.

Removendo a sujeira no tapa

Pode parecer muito básico, mas a forma mais simples de tirar o excesso de sujeira é virando o teclado de ponta-cabeça e chacoalhá-lo. Você ficará surpreso com a quantidade de vestígios que vão cair. Dependendo, é possível, inclusive, dar pequenos tapas para otimizar o processo. 

Utilize um pincel para limpar entre as teclas

Embora existam algumas minivassouras específicas para a higienização dos teclados (como o da foto), o processo ainda pode ser feito com um pincel simples de pintura (foto: Showmetech)
Embora existam algumas minivassouras específicas para a higienização dos teclados (como o da foto), o processo ainda pode ser feito com um pincel simples de pintura (foto: Showmetech)
Foto: GameON

Além de algumas manchas de gordura, decorrentes da utilização contínua, que ficam visíveis no teclado, grande parte da sujeira são de vestígios que ficam em uma posição invisível a olho nu, embaixo das teclas. Para isso, é possível utilizar um pincel para acumular toda a sujeira em algum dos cantos para, em seguida, recorrer ao passo anterior, para fazê-la sair de lá de uma vez. 

Existem pincéis especiais, voltados para uso computacional, que podem fazer essa tarefa, mas outras alternativas mais simples, como um pincel de pintura mesmo ou até uma escova de dentes, já dão bastante conta do recado, funcionando bem como uma pequena vassoura. 

Remova as teclas com segurança

Teclados mecânicos normalmente são acompanhados por uma chave para facilitar a retirada das teclas para manutenção (foto: Showmetech)
Teclados mecânicos normalmente são acompanhados por uma chave para facilitar a retirada das teclas para manutenção (foto: Showmetech)
Foto: GameON

Mesmo deixando de comer em cima do teclado ou evitando manuseá-lo com as mãos sujas, é comum que as teclas acabem se sujando com manchas de gordura naturalmente provenientes dos nossos dedos. Para isso, talvez seja necessário realizar a limpeza manual de cada um desses botões. 

Teclados mecânicos, já prevendo a manutenção contínua por natureza própria, normalmente já acompanham um utensílio de remoção de teclas. No caso de teclados de membrana, essa retirada também é possível. Entretanto, tome cuidado para não mexer na tecla enter e na barra de espaço, visto que ambas contam com um sistema diferente de input que é bem chatinho de tentar encaixar de volta. 

Deixe as suas teclas de molho

Uma vez removidas do teclado, coloque as teclas de molho em água limpa com uma pitada de sabão ou detergente, pois é o que removerá a maior parte da gordura. Individualmente, caso a sujeira tenha chegado a níveis mais complicados, você poderá escovar tecla por tecla a fim de retirar o que estiver impregnado com mais força.

Não esqueça de limpar a carcaça

Deixar o teclado completamente “pelado” pode ajudar na limpeza que um pincel sozinho não alcança com as teclas conectadas (foto: Showmetech).
Deixar o teclado completamente “pelado” pode ajudar na limpeza que um pincel sozinho não alcança com as teclas conectadas (foto: Showmetech).
Foto: GameON

Enquanto as teclas estão de molho, não esqueça de limpar a carcaça do teclado, visto que ele também acaba ficando manchado de gordura e outras sujeiras. Para isso, é possível utilizar um pano úmido de água ou mesmo álcool. Caso haja alguns detalhes no plástico onde o pano não alcança, um cotonete ou escova podem ajudar nessa empreitada. 

Conte com outros produtos de limpeza específicos

Um aspirador portátil pode ser bastante útil no processo de limpeza do teclado (foto: Showmetech)
Um aspirador portátil pode ser bastante útil no processo de limpeza do teclado (foto: Showmetech)
Foto: GameON

Há uma série de produtos alternativos úteis no que diz respeito à limpeza de teclados. Uma delas é a utilização do próprio ar, que pode ser borrifado com bombinhas manuais de borracha a sprays de ar comprimido. Funcionando de maneira similar, é possível encontrar certos aspiradores portáteis perfeitos para esse tipo de limpeza. 

Outra bugiganga disponível é uma espécie de gel grudento capaz de penetrar entre as teclas. Parecida com um slime ou amoeba, a sujeira acaba grudando na superfície adesiva dessa geleca, que inclusive pode ser reutilizada enquanto mantiver essa característica aderente. 

Ainda em vários marketplaces é possível encontrar um pincel utilitário voltado para a higienização de teclados, trazendo vários recursos adicionais que, além da escova, conta com um bastonete removedor de gordura e uma ponta de metal para puxar os vestígios das entranhas do periférico. 

E o teclado de um notebook?

O teclado de um notebook é um pouco mais sensível, uma vez que balançá-lo e estapeá-lo de ponta cabeça não será recomendável porque, ao mesmo tempo, você estará fazendo o mesmo com o próprio computador. O mesmo vale para a retirada das teclas, visto que o sistema utilizado difere do de um teclado mecânico ou de membrana.

Dessa forma, os melhores aliados nessa empreitada são justamente os acessórios de limpeza adicionais. A bomba de ar comprimido é praticamente inofensiva ao notebook, mas não à poeira e sujeira acumulada nos meandros do teclado. O pincel também pode ser utilizado para varrer qualquer resquício para fora. 

No caso das manchas de gordura, o ideal é apelar para um pano de microfibra úmido e esfregá-lo gentilmente nas teclas que julgar mais problemáticas. Um cotonete ou escova macia também pode ser utilizado para tal finalidade, especialmente nas superfícies laterais das teclas, mais difíceis de se alcançar com o pano.

Fonte: Game On
Publicidade
Publicidade