Bruna Marquezine está em filme de herói 'lado B' da DC; conheça
Besouro Azul é Jaime Reyes, herói inventor que pode voar e tem superforça
Bruna Marquezine foi alvo dos holofotes na última terça-feira (8) ao anunciar que fará parte do filme do Besouro Azul, personagem da DC Comics. A notícia foi muito comemorada pelos brasileiros, mas muitos ficaram se perguntando quem é esse personagem do mesmo universo que figuras icônicas como Batman e Superman.
Para ajudar a entender melhor o mundo do filme que Marquezine fará parte, o Game On separou tudo que você precisa saber sobre o Besouro Azul, um herói do lado B da DC Comics, mas que existe desde o ano de 1939.
Herói antigo, mas não tanto na DC
Como falado acima, o Besouro Azul foi criado e, 1939, mas foi adquirido pela DC Comics apenas em 1985. No início, Dan Garrett, o Besouro original, ganhava seus poderes de vitaminas, mas logo o cânone da história mudou e o personagem passou a contar com uma entidade chamada "Escaravelho", que concedia os poderes para o protagonista.
A versão do herói que chegou na DC Comics foi a de Ted Kord, um herdeiro da empresa da família, que utilizou seu dinheiro para criar as bases necessárias para que o Besouro Azul atuasse. Vale ressaltar que Dan Garrett, que morreu, não conseguiu passar os poderes do Escaravelho para Kord. Assim, o segundo dono do manto de Besouro Azul se destacou por ser um gênio e utilizar da ciência para atuar como herói. Foi assim que "nasceu" uma das ferramentas mais icônicas do personagem, a nave em forma de besouro.
Entretanto, não é o Besouro Azul de Ted Kord que ganhará um longa com Bruna Marquezine no elenco. Isso porque Ted Kord morreu durante a saga "Crise nas Infinitas Terras" e quem assumiu o manto do herói foi Jaime Reyes, que até hoje é o Besouro Azul nos quadrinhos da DC.
Besouro Azul do filme da Marquezine
Mas porquê uma atriz latina foi escalada para um filme de um herói da DC Comics? Bem, ao contrário de Ted Kord, que era um americano herdeiro milionário, Jaime Reyes tem raízes fora do país, uma vez que seus avôs eram mexicanos. Esta é a versão mais jovem do herói e que, assim como o Besouro Azul original, Dan Garrett, conta com os poderes do Escaravelho.
Jaime encontra o espírito fundido com um traje de batalha e logo absorve o Escaravelho e se torna o terceiro Besouro Azul, o primeiro original da DC Comics. Dessa forma, ele consegue voar, além de ter superforça e poder de telepatia, que usa para se comunicar com o espírito que lhe dá os poderes.
Aparições na mídia
Apesar de só ganhar um longa agora, o Besouro Azul de Jaime Reyes já fez algumas aparições em mídias conhecidas. No mundo dos games, ele deu as caras em Injustice 2, jogo de luta lançado em 2017. Além disso, por ser uma versão mais nova do herói, Jaime também fez parte de algumas edições das HQs dos "Jovens Titãs". Por fim, uma das aparições de maior notoriedade do Besouro Azul fora de seus quadrinhos próprios foi em "Liga da Justiça: Geração Perdida".
O filme deste herói do lado B da DC Comics está previsto para 2023. O Besouro Azul será interpretado por Xolo Maridueña, de Cobra Kai. Ainda não foi divulgado qual será a personagem de Bruna Marquezine, mas a informação é de que a atriz brasileira será a protagonista feminina do longa e interesse romântico de Jaime.