Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Arc System Works fala ao Game On sobre Double Dragon Revive e os gamers brasileiros

Estúdio comentou sobre o novo jogo e a percepção sobre as preferências dos brasileiros em relação aos games da companhia

11 out 2025 - 13h57
Compartilhar
Exibir comentários
Esquerda: Hiroshi Nagaki, produtor de Double Dragon Revive; Direita: Hideyuki Anbe, chefe de tecnologia da Arc System Works
Esquerda: Hiroshi Nagaki, produtor de Double Dragon Revive; Direita: Hideyuki Anbe, chefe de tecnologia da Arc System Works
Foto: Reprodução / Game On

Na Brasil Game Show 2025, o Terra Game On teve a oportunidade de falar um pouco com a Arc System Works a respeito de Double Dragon Revive, entrevistando Hideyuki Anbe, chefe de tecnologia do estúdio, e Hiroshi Nagaki, produtor do novo jogo baseado na famosa franquia.

Ambos nos falaram sobre este lançamento e outros jogos da desenvolvedora, assim como tem sido a percepção deles sobre as preferências dos brasileiros em relação aos games da companhia.

Terra Game On: A franquia Double Dragon tem muita história nos videogames, começando lá nos anos 1980, nos arcades, de lá pra cá teve seus altos e baixos. O que Double Dragon Revive traz de diferente para resgatar os fãs dos games antigos e ao mesmo tempo atrair os mais jovens à franquia?

Arc System Works: Então, como você mencionou, existem os fãs antigos e o público mais novo, e nós buscamos os dois. Uma coisa que não queríamos abrir mão é a base do jogo ser "belt scrolling action" (ação com rolagem lateral de tela), não queríamos desistir desse ponto. Então, além disso, para respeitar os fãs antigos, nós mantivemos o esquema de fases, os personagens e a trilha sonora. Por outro lado, para atrair os novos jogadores, nós queríamos que eles entendessem que nosso game é um título de ação de alta qualidade, e para isso nós trouxemos novidades no sistema de jogo assim como no design das batalhas.

Game On: Sobre os personagens, nos primeiros Double Dragon, a Marian sempre foi a donzela a ser resgatada no final. Mas nos games recentes ela tem se tornado uma personagem jogável, participando da luta. Por que vocês resolveram transformar o papel dela nos games? Essa mudança veio para ficar?

Arc System Works: É verdade que nos games antigos a Marian era retratada como uma mulher que era sequestrada e que precisava ser salva, mas em Double Dragon Revive, Marian é uma mulher forte, que luta o mesmo estilo marcial dos irmãos Lee, é uma personagem jogável e participa do combate. Então nesse contexto, achamos que nem toda mulher é frágil e precisa ser resgatada, com isso retratando a mudança dos tempos e do mundo. Então provavelmente ela continuará sendo retratada como uma mulher forte nos próximos títulos, até porque se a gente a retrata assim em Double Dragon Revive e depois retrocede, acho que seria um pouco triste e os fãs não iriam gostar, então provavelmente vamos manter assim.  

Game On: Nos games recentes, Double Dragon tem tido idas e vindas em relação a ser 2D ou 3D. Por exemplo, Double Dragon Neon foi um game 3D, enquanto Double Dragon Rising Dragons foi 2D em estilo retro, e agora voltamos ao 3D com Double Dragon Revival. Qual caminho Double Dragon seguirá a partir daqui?

Arc System Works: Em relação a ser 2D ou 3D, a nossa questão é o que a gente quer expressar com o Double Dragon em si, a escolha é o resultado do que a gente quis expressar nesse jogo em particular. Com relação a Double Dragon Revive, a gente queria expressar essa nova reconstrução da franquia, unindo a nostalgia em um jogo de ação de ponta, então por conta disso nós escolhemos o 3D. Agora, se em um futuro título nós julgamos que o 2D será melhor para expressá-lo, faremos assim. Então essa escolha varia de acordo com que é adequado com o jogo.

Game On: Em termos de mecânica de jogo, o que na opinião de vocês Double Dragon Revive tem de mais interessante para atrair os jogadores mais novos?

Arc System Works: Em relação a isso, Double Dragon Revive está bastante estratégico. Por exemplo, nos games antigos às vezes bastava você ir dando golpes fortes para avançar, enquanto que agora, você precisa levar em conta que tipo de inimigo você está enfrentando, qual a situação, que tipo de arma ou de mecanismo está naquela fase. Então, a habilidade que a gente está exigindo do jogador é específica em cada uma dessas questões, fazendo com que ele precise ser estratégico e saber julgar o que é melhor fazer em cada situação. 

Game On: Agora com relação a Arc System Works, vocês contam com um estande aqui na Brasil Game Show que tem outros títulos disponíveis além de Double Dragon Revive. Como vocês têm notado a resposta do público aqui? Que outro game chamou mais a atenção do pessoal?

Arc System Works: Sobre o nosso estande, notamos que Double Dragon Revive e Guilty Gear têm chamado bastante a atenção. Parece que o público brasileiro realmente ama jogos de ação e o estilo anime.

Game On: Sobre os outros games da empresa, seria possível dizer quais novidades a Arc System Works vai anunciar em breve?

Arc System Works: Infelizmente não podemos dar detalhes, mas pedimos para o público brasileiro aguardar ansiosamente pois estamos preparando algo que vocês vão gostar bastante!

Game On: Para encerrar, vocês gostariam de deixar uma mensagem aos fãs brasileiros de Double Dragon?

Arc System Works: Nós acabamos de adicionar o português brasileiro em nossos jogos, mas vamos também trabalhar bastante nos conteúdos que o público brasileiro vai gostar bastante, então esperamos que vocês nos apoiem também. Aqui no Brasil nós sentimos bastante essa recepção calorosa da parte de vocês, ficamos muito felizes e honrados com isso. Nós já sabíamos, mas aqui pudemos ver diretamente também que os brasileiros amam games de ação, então esperamos que continuem curtindo os títulos da Arc System Works.

Double Dragon Revive chega em 23 de outubro para PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Switch, Xbox One e Xbox Series.

Fonte: Game On
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade