PUBLICIDADE

Vengeance é a versão definitiva de Shin Megami Tensei V

Jogo da Atlus agora está disponível para PC e consoles com diversas melhorias de qualidade de vida e localização em português brasileiro

13 jun 2024 - 08h35
(atualizado às 08h35)
Compartilhar
Exibir comentários
Shin Megami Tensei V: Vengeance está disponível para PC e consoles
Shin Megami Tensei V: Vengeance está disponível para PC e consoles
Foto: Divulgação / SEGA

Por mais que Persona seja a franquia mais popular da Atlus atualmente, ao menos no Ocidente, Shin Megami Tensei, ou MegaTen, como é carinhosamente chamada pelos fãs, é considerada a série principal da desenvolvedora japonesa. Shin Megami Tensei V: Vengeance, que será lançado nesta sexta (14),  mostra o "outro lado" da história de Shin Megami Tensei V, lançado em 2021 exclusivamente no Nintendo Switch, e é sua versão definitiva. 

Vengeance dá oportunidade para o jogador escolher qual lado da história quer defender entre Anjos e Caídos, entre o lado da Criação e o da Vingança, ambos canônicos. O lado da Vingança, como o título sugere, é uma rota totalmente inédita e protagonizada pelos caídos, com direito a novos personagens e a um grupo de demônios chamado Qadištu. No papel de um Nahobino, um ser poderoso que despertou através da união entre conhecimento e vida, a missão do jogador é proteger o destino da realidade.

A Atlus é muito conhecida por suas narrativas profundas e provocativas, mas um dos grandes poréns do Shin Megami Tensei V lançado em 2021 era justamente a ausência disso. Em Vengeance, essa consideração ainda é válida: há novos personagens centrais, muitos detalhes inéditos e uma boa narrativa, que tece suas críticas e consegue fazer o jogador refletir em vários momentos, mas que apenas arranha a superfície de títulos como Persona 3 e Persona 5, principalmente na profundidade dos diálogos, aqui muito mais diretos – o que pode ser bom para grande parte do público.

Isso não chega a ser um problema. O foco de Shin Megami Tensei V: Vengeance, assim como o de seu antecessor, é o combate. E é nele que o título mostra todo o seu poder. Vengeance mantém os mesmos sistemas do jogo de 2021: combate por turnos, que incentiva – em muitos casos, exige – que o jogador explore as fraquezas dos inimigos para conseguir ataques adicionais, semelhante ao sistema de batalha de Persona 3 Reload e Persona 5, para sair vitorioso. É uma mecânica de combate viciante, que desafia na medida certa, sem frustrar o jogador. 

A grande diferença de Vengeance está na quantidade de criaturas capturáveis, no melhor estilo Pokémon, mas "mais adulto". São mais de 270 possibilidades, incluindo fusões, e também há itens inéditos. Mas diferentemente do jogo da Game Freak, é difícil escolher a equipe ideal, uma vez que a grande maioria das opções são viáveis.

O jogo também se destaca pela exploração. Ambientado em uma desolada Tóquio pós-apocalíptica, Shin Megami Tensei V: Vengeance é dividido em mapas, nos quais é possível se mover livremente, repletos de chefes, missões e segredos. São mapas que, acima de tudo, recompensam os jogadores mais curiosos e dedicados, algo essencial em um jogo tão longo. É neles que o jogador pode encontrar demônios para serem recrutados, sempre na base da conversa e da negociação. Já as fusões, outro elemento central do jogo e bastante intuitivo, permitem que quaisquer demônios sejam combinados, gerando seres poderosos. 

Vengeance chega cheio de melhorias de qualidade de vida em relação ao jogo de 2021. É possível salvar a qualquer momento – o que eveita maiores frustrações –, a exploração foi facilitada com atalhos e viagens rápidas, entre outros tantos recursos, que tornam a experiência geral mais tranquila. Para os brasileiros, o mais importante é a localização: o jogo está totalmente legendado em português brasileiro, algo ainda inédito na série e crucial em um jogo tão cheio de diálogos, tutoriais e mecânicas que exigem boa comprrensão.  

Considerações

Shin Megami Tensei V: Vengeance – Nota: 9,5
Shin Megami Tensei V: Vengeance – Nota: 9,5
Foto: Reprodução / Game On

Shin Megami Tensei V: Vengeance traz uma rota narrativa inédita, além de muitos outros conteúdos, para o título da Atlus e dá ao jogador uma quantidade considerável de horas de jogo – a duração do jogo ultrapassa as 100 horas com tranquilidade. Além disso, o jogo implementa melhorias técnicas e de qualidade de vida que corrigem tudo o que foi criticado no jogo original, enquanto a localização em português brasileiro é mais do que bem-vinda em um jogo tão denso. 

Vengeance é a versão definitiva do já excelente Shin Megami Tensei V, e indispensável para os fãs de um bom JRPG. A única crítica fica por conta da interface, que infelizmente não é tão caprichada quanto a de títulos como Persona 3 Reload e do futuro Metaphor: ReFantazio. Detalhes.

Shin Megami Tensei V: Vengeance está disponível para PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Switch, Xbox One e Xbox Series X|S.

*Esta análise foi feita em um Nintendo Switch com uma cópia do jogo gentilmente cedida pela Atlus.

Fonte: Game On
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade