PUBLICIDADE

Persona 3 Reload é a versão definitiva de um clássico

Remake traz mudanças no combate e na exploração, mas a história continua a mesma – e excelente como sempre

30 jan 2024 - 10h02
(atualizado às 10h56)
Compartilhar
Exibir comentários
 Persona 3 Reload é a versão definitiva de um clássico
Persona 3 Reload é a versão definitiva de um clássico
Foto: Atlus / Divulgação

Persona é uma das minhas franquias favoritas. Não é exagero afirmar que os jogos estiveram presentes em fases importantes da minha vida, e sempre que há um novo título, fico extremamente ansioso para o lançamento.

Persona 3 é um caso interessante. Apesar de ser a base dos jogos subsequentes, o título ainda é um pouco desconhecido pelo público. No entanto, quando a Atlus revelou o trailer em 2023, mal pude conter a ansiedade e contei os dias até o lançamento. Mas, será que Persona 3 Reload é tão bom quanto a experiência original?

Jornada dupla

A história de Persona 3 Reload é praticamente idêntica à história do jogo original, entregando a vibe melancólica e gótica que todo fã clássico adora, mas ainda adiciona alguns momentos inéditos.

Você é um estudante do segundo ano, transferido para a escola Gekkoukan. Na noite da sua chegada, coisas estranhas se manifestam na sua frente. Ao chegar no dormitório designado pela gerência da escola, uma figura misteriosa te convida a assinar um contrato. Um dia, você é acordado por uma invasão de monstros. Estes monstros são as “Sombras”, e você descobre a incrível habilidade especial de lutar utilizando os Personas, criaturas poderosas que vivem nos corações de todos os humanos.

Tudo isso acontece durante a Hora Sombria, um período que ocorre todas as noites quando o relógio bate meia-noite. Durante este tempo, uma torre misteriosa chamada Tartarus surge no centro da cidade, e é apontada como o ninho de todas as Sombras.

Sendo um membro do S.E.E.S., o Setor Especializado em Execução Supracurricular, você ganha uma importante missão: explorar o Tartarus e descobrir a verdade por trás da invasão de monstros que assola a cidade de Tatsumi Port Island. Mas, além disso, você também precisa viver a vida de um estudante adolescente japonês.

A narrativa continua sendo uma das mais impressionantes em um RPG. As mensagens de aceitação, morte e melancolia estão mais relevantes e atuais do que nunca, e revisitar tudo isso com novos gráficos e animações me deixou extremamente feliz. A Atlus conseguiu aperfeiçoar aquilo que já era ótimo, e na minha opinião, poucas empresas conseguem fazer isso com suas franquias mais relevantes.

Sistema social renovado

Os sistemas sociais de Persona 3 Reload foram expandidos
Os sistemas sociais de Persona 3 Reload foram expandidos
Foto: Atlus / Divulgação

O sistema social de Persona 3 Reload está melhor do que nunca. O tempo do jogo é limitado, separado pelo período de um ano escolar. Então, para fortalecer o protagonista, é necessário participar de atividades sociais que estão espalhadas pela cidade, mas que consomem tempo.

Esta talvez seja uma das melhores mudanças em Persona 3 Reload. Explorar a cidade é divertido, muito por conta dos novos modelos e gráficos atualizados em Unreal Engine. Conforme avançamos pela campanha, ganhamos a oportunidade de conhecer novos lugares e pessoas, que introduzem novas histórias secundárias.

Conhecer novas pessoas permite estabelecer laços e, consequentemente, ganhamos a capacidade de criar Personas cada vez mais poderosas. Tudo o que fazemos ao explorar o mundo é refletido no combate, seja na exploração do Tartarus ou na fusão de diferentes Personas dentro da Sala de Veludo, criando um balanço perfeito entre os dois estilos de jogabilidade.

O melhor combate da franquia

O combate está mais rápido do que nunca
O combate está mais rápido do que nunca
Foto: Atlus / Divulgação

No Persona 3 original, você era limitado a controlar apenas o protagonista. Este sistema era aceitável no início dos anos 2000, mas se tornou ultrapassado para os dias atuais. Felizmente, Persona 3 Reload permite controle todos os membros do grupo, oferecendo um combate mais tático e preciso que o original.

Existem duas formas de atacar: utilizando sua arma principal ou utilizando as Personas. Cada Persona tem suas próprias habilidades, defesas e ponto-fracos, e isso pode ser utilizado durante o combate contra as Sombras.

Ao atacar uma Sombra com um poder super-efetivo, o jogo permite realizar uma ação extra dentro do mesmo turno. Esta ação pode ser estendida a cada ataque super-efetivo, e é abraçada pelo novo sistema Troca.

Com o Troca, é possível transferir o turno atual para outro membro do grupo, abrindo portas para realizar poderosos ataques de uma forma mais efetiva. O sistema Troca é semelhante ao Baton Pass de Persona 5, e revela a influência do título durante o desenvolvimento do remake. Após enfraquecer todos os inimigos com o SHIFT, o jogador pode efetuar um Ataque Total, o icônico golpe que causa dano elevado em todos os inimigos em campo.

A Atlus também fez um ótimo trabalho em recriar o Tartarus. A torre oferece corredores mais diversos, com a oportunidade de encontrar diferentes baús de tesouros que só podem ser abertos com um item antes inédito. Além disso, foi adicionado um botão dedicado para correr, que permite atravessar os andares mais rapidamente, transformando uma atividade que era monótona no jogo anterio em algo muito mais divertido no remake.

Conclusão

Persona 3 Reload – Nota: 9
Persona 3 Reload – Nota: 9
Foto: Reprodução / Game On

Persona 3 Reload é a versão definitiva de um clássico. Afinal, o jogo entrega uma das melhores histórias de um JRPG, acompanhada de diversos novos sistemas que revitalizam o combate e a exploração do título mais obscuro da franquia.

Apesar de algumas críticas à trilha sonora remixada, Persona 3 Reload é altamente recomendado para os fãs do gênero e é a melhor maneira de conhecer a franquia.

Persona: Conheça os animes e filmes da franquia da Atlus Persona: Conheça os animes e filmes da franquia da Atlus

Quer conhecer outros jogadores, saber das últimas novidades dos games e ter acesso a brindes e campeonatos? Participe do nosso Discord!

Fonte: Game On
Compartilhar
Publicidade
Publicidade