PUBLICIDADE

Análise: Sniper Elite 5 traz batalhas furtivas contra nazistas

Game da Rebellion joga seguro, mas irá agradar aos fãs da franquia; confira

26 mai 2022 - 10h55
Compartilhar
Exibir comentários
Jogo brilha no uso do famoso rifle
Jogo brilha no uso do famoso rifle
Foto: Steam / Reprodução

A jornada de Karl Fairbune para impedir as forças nazistas da Segunda Guerra Mundial recebeu seu quinto capítulo nesta quinta-feira (26). O atirador de elite e exército de um homem só saiu da Itália, cenário do jogo anterior, para ajudar as forças da Resistência Francesa em Sniper Elite 5.

Assim como os outros jogos da franquia, o lançamento tem uma história simples, que serve apenas de pano de fundo para que Karl use seu rifle para eliminar de formas precisas os inimigos. No enredo do game, o agente acompanha o batalhão Rangers, dos Estados Unidos, em uma missão em uma região costeira, chamada Atlantikwall. Por lá, nosso protagonista irá descobrir planos secretos da força nazista, que pretende dominar o mundo.

Jogo seguro, diversão garantida

Como dito acima, não há lá muita inovação em termos de enredo. A verdade é que Sniper Elite 5 quer te manter de frente à tela simplesmente para que você consiga acertar cada vez mais tiros impossíveis. Neste sentido, temos uma melhoria muito bem-vinda da Kill Cam, ou câmera da morte. Neste game, ela está mais visceral e ajuda a segurar bastante o entretenimento. É sempre divertido ver um tiro indo em câmera lenta e perfurando os orgãos dos inimigos (não me julguem).

Kill Cam está mais visceral no novo game
Kill Cam está mais visceral no novo game
Foto: Steam / Reprodução

Existe algo visceral e passivo de admiração pela cultura pop quando se fala da função de sniper, ou atirador de elite. Glorificado em cenas magníficas como as vistas em "O Resgate do Soldado Ryan", ou exaltado como a estrela de times de esportes eletrônicos de FPS (CS:GO e Valorant), o atirador de elite tem uma aura de importância. E se aproveitando disso, assim como os outros jogos da franquia, Sniper Elite 5 consegue transmitir a imponência de Karl como um agente letal.

Jogabilidade até tenta variar, mas...

O game da Rebellion diversifica as formas de assassinatos que o protagonista pode trazer, como sequências em furtividade, ou até mesmo confrontos usando submetralhadoras. Entretanto, comparada com a ação utilizando o rifle, essa diversidade não é tão boa e servem apenas como momentos de respiro, para que o jogo não seja uma coisa repetida durante toda a experiência.

Sniper Elite 5 tem sequências de ação mais aceleradas
Sniper Elite 5 tem sequências de ação mais aceleradas
Foto: Steam / Reprodução

Contudo, apesar de pecar na tentativa de diversificação, a progressão de Sniper Elite 5 é bem prazerosa. É possível customizar e evoluir os seus rifles, modificando empunhadura, mira, acabamento e outros detalhes. O interessante é que cada um destes acessórios pode aumentar ou diminuir determinada característica da arma e essa evolução é bem feita, uma vez que as modificações interferem claramente na precisão dos rifles.

No frigir dos ovos

Sniper Elite 5 não revoluciona a franquia e nem reinventa a roda. Entretanto, é possível apontar que esta nunca foi a intenção da Rebellion com mais um game da saga. O quinto jogo da série aprimora aspectos que já eram acertos dos games anteriores, jogando de forma segura. Contudo, isso não é necessariamente um defeito e tenho a tendência a acreditar que, com o perdão do trocadilho, Sniper Elite 5 será um tiro certo com os fãs da franquia.

Sniper Elite 5 - Nota 7
Sniper Elite 5 - Nota 7
Foto: Game On / Divulgação

O jogo foi lançado nesta quinta-feira (26) e está disponível para PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X/S.

Sniper Elite 5 foi analisado em um Xbox Series S com uma cópia gentilmente cedida pela Rebellion.

Fonte: Game On
Compartilhar
Publicidade
Publicidade