PUBLICIDADE

Alan Wake 2: veja comparativo gráfico no PS5 e PC

27 out 2023 - 09h31
Compartilhar
Exibir comentários

Alan Wake 2 finalmente foi lançado nesta sexta-feira (27) e já temos os primeiros comparativos gráficos do game. O pessoal da Digital Foundry deu uma olhada na versão de PS5, comparando com o PC rodando em path tracing com os gráficos no alto.

Os requisitos extremamente altos da versão de PC do jogo geraram preocupações sobre a versão de consoles. Apesar da melhor experiência do jogo ser em um PC de última geração, a versão de PS5 não passa vergonha em nenhum de seus modos. 

Vale à pena conferir o vídeo completo acima, mas, em geral, as maiores diferenças visuais entre as duas versões está em alguns reflexos. Um computador capaz de entregar o jogo com path tracing tem uma iluminação impressionante, com reflexos em altíssima definição. 

Reflexos em Alan Wake 2
Reflexos em Alan Wake 2
Foto:  Digital Foundry  / Voxel

A versão do PlayStation 5 não está quebrada, muito longe disso, mas o ray tracing avançado do PC avança um passo a mais em fidelidade de imagem. Graças ao DLSS, a nitidez do upscaling da imagem também é bem melhor no PC, mas ainda é decente no console com FSR 2.

Claro que nem todo mundo tem um PC com uma RTX 4090, então a experiência de usuários de computadores com configurações intermediárias pode variar.

Sombras mais definidas no PC
Sombras mais definidas no PC
Foto:  Digital Foundry  / Voxel

Modos de qualidade de Alan Wake 2 no PS5

Alan Wake 2 tem dois modos no PlayStation 5, a divisão básica entre modo Desempenho e modo Qualidade. Um deles busca maior fidelidade e resolução com o alvo de quadros em 30 fps, enquanto o outro almeja 60 fps com algumas reduções visuais. 

O jogo usa o FSR 2 como tecnologia de upscaling, que parte da resolução 1270p e reconstrói para uma exibição em 4K (2160p) no modo Qualidade. No modo Desempenho, a imagem é exibida em 1440p, com a resolução interna sendo de 847p. 

Performance em 30 fps
Performance em 30 fps
Foto:  Digital Foundry  / Voxel

Apesar de ser um jogo bem pesado, o PS5 consegue manter seus alvos de taxa de quadros relativamente bem em Alan Wake 2. Nos dois modos é possível ver algumas quedas em ambientes específicos em áreas externas, mas na maioria do jogo ele se mantém estável.

O FSR 2 faz um bom trabalho em geral, mas alguns cenários podem apresentar cintilação em detalhes. Além disso, o modo Desempenho também tem uma leve queda de densidade de folhagem, além da menor resolução. 

Quedas pontuais em 60fps
Quedas pontuais em 60fps
Foto:  Digital Foundry  / Voxel

Alan Wake 2 será lançado no dia 27 de outubro de 2023 para PC, Xbox Series X|S e PlayStation 5. 

Voxel
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade