A história do Duque de Lancaster, o navio esquecido há décadas com um tesouro único a bordo: 50 jogos arcade
Ao longo de sua longa vida, o navio serviu como transporte, sala de jogos e cápsula do tempo Seu tesouro de máquinas de fliperama foi salvo por um grupo de entusiastas e colecionadores
O TSS Duke of Lancaster carrega uma história de navios, caçadores de tesouros e baús cheios de maravilhas, embora neste caso o baú seja o próprio navio e o tesouro tenha pouco a ver com dobrões ou ducados de ouro. Pode parecer estranho, mas esta peculiar aventura marinha é bem pouco convencional. É por isso que vale a pena começar pelo final, pela forma como Oliver Moazzezi resgatou e alguns colegas resgataram um tesouro fabuloso de mais de 50 máquinas de fliperama.
Aqui vamos nós.
Visitando um navio antigo
Alguns anos atrás, em 2009, um grupo de exploradores que gostavam de caminhar por prédios abandonados decidiu visitar um velho navio encalhado em Llannerch-y-Mor, Mostyn, uma cidade localizada no noroeste do País de Gales. O navio em questão chamava-se TSS Duke of Lancaster, uma balsa de 114 m que estava fora de serviço há várias décadas, com uma aparência enferrujada digna de uma relíquia dos mares. Nada disso deteve os aventureiros.
Câmera na mão, eles deslizaram sob o convés, passearam pelos corredores e cabines e tiraram algumas fotos que depois compartilharam em um fórum com outros entusiastas da exploração Urbex (urban exploration, ou exploração urbana). As imagens do TSS Duke of Lancaster não demoraram a circular e chamar a atenção, embora entre outra comunidade um tanto diferente: a dos entusiastas de máquinas de fliperama.
De revelações e intuições
As fotos tinham sido tiradas à noite e não se destacavam pela qualidade, mas eram nítidas o suficiente para que ...
Matérias relacionadas
Bukele oficializou bitcoin como moeda legal em El Salvador; agora ele voltou atrás