PUBLICIDADE

5G: O que muda com a chegada da nova geração de internet móvel

Tecnologia abre inúmeras possibilidades e deve colocar streaming de jogos ainda mais em evidência

5 nov 2021 - 11h10
Compartilhar
Exibir comentários
Tecnologia chega ao Brasil a partir de 2022 e promete velocidades 100 vezes superiores ao atual 4G
Tecnologia chega ao Brasil a partir de 2022 e promete velocidades 100 vezes superiores ao atual 4G
Foto: Reprodução

A nova geração de conexão móvel, 5G, chegará ao Brasil em 2022 e promete uma velocidade de conexão 100 vezes superior às conexões 4G e baixa latência, características que devem deixar a troca de arquivos muito mais dinâmica e as videochamadas praticamente sem atrasos. 

Além disso, a evolução deve aumentar ainda mais a quantidade de aparelhos conectados à internet simultaneamente, e deve acelerar as pesquisas e o desenvolvimento da Internet das Coisas. Embora tudo isso já seja uma realidade, espera-se que todas essas conexões funcionem de forma ainda  mais estável e rápida. 

Mas afinal, quais as vantagens dessa nova geração, como será a chegada dela no Brasil e o que muda de fato para o consumidor final e, principalmente, os gamers? 

As vantagens do 5G

Velocidade de conexão, baixa latência e estabilidade são as grandes promessas da tecnologia 5G. Em teoria, uma conexão 5G é capaz de oferecer uma velocidade móvel de até 1 giga por segundo, o que significa uma velocidade cem vezes superior que o 4G atual. Porém, a realidade em países da Europa e nos Estados Unidos é outra: a quinta geração permite uma média de velocidade entre 30 e 50 vezes superior. 

Ainda assim, a melhora é significativa e abre um enorme leque de possibilidades, principalmente quando levamos em conta a baixíssima latência de uma conexão 5G. Com ela, será possível navegar de uma forma ainda mais dinâmica, uma vez que a transmissão de dados será mais fluida e dificilmente veremos demoras no carregamento de páginas, fotos, vídeos e, claro, jogos.

Isso tudo reflete diretamente no usuário gamer e naquele que consome os diversos serviços de stream atuais. Atualmente, é comum encontrarmos um tempo de resposta entre 50 e 70 milissegundos quando estamos jogando algum game mobile que exija conexão ininterrupta, e isso traz diversas desvantagens quando comparado à baixa latência de uma internet fixa. Já com a tecnologia 5G, será possível um tempo de resposta de apenas 1 milissegundo, o que tornará a resposta dos servidores praticamente instantânea e evitará os famosos lags - nada de pôr a culpa na internet mais, ein?

Já para os fãs de séries e filmes que consomem uma larga quantidade de dados, será possível desfrutar de uma melhor qualidade de áudio e vídeo, já que carregar conteúdos em 4K, cada vez mais presente no dia a dia, será muito rápido.

Ela será mais cara que a tecnologia 4G?

Velocidade, baixa latência e estabilidade devem permitir que cada vez mais aparelhos estejam simultaneamente conectados
Velocidade, baixa latência e estabilidade devem permitir que cada vez mais aparelhos estejam simultaneamente conectados
Foto: Reprodução

O debate ainda é recente no país e a tecnologia levará alguns meses até estar disponível nas grandes cidades. Assim, as empresas ainda não se posicionaram sobre possíveis reajustes nos preços de seus pacotes. No Brasil, é comum que elas cobrem pela franquia de dados utilizada: quanto mais você navegou, mais cara a conta fica. 

Mas vale ressaltar que a tecnologia, uma vez que traz velocidades bem superiores, pode aumentar o volume de tráfego dos usuários, que se beneficiariam caso os dados ficassem mais baratos. 

Ainda não podemos ter uma noção de como os preços serão trabalhados no Brasil, mas o futuro pode ser promissor ao lembrarmos que a internet fixa vem ficando mais barata ao longo do tempo, sofrendo uma redução de 83% em seu valor médio entre 2010 e 2019, segundo a Agência Nacional das Telecomunicações, Anatel.

Falando em internet fixa, dificilmente veremos as conexões 5G substituindo o bom e velho Wi-Fi residencial, mesmo prometendo velocidades superiores às que encontramos em diversos lares. O 5G terá foco nos aparelhos que precisam estar sempre conectados à internet, mesmo quando estão em movimento, e deve seguir a tendência de servir apenas como um complemento à internet fixa.

Quem poderá aproveitar primeiro a nova tecnologia

Muitos países já contam com a tecnologia acessível desde 2019 e o Brasil está um pouco atrasado no assunto. Por aqui, a conexão 5G deve chegar primeiro nas grandes cidades do país e nas regiões mais ricas - a previsão é de que municípios com menos de 30 mil habitantes recebam antenas 5G até o final de 2029.

Já quando o assunto são os smartphones, provavelmente você precisará fazer um upgrade do seu aparelho para desfrutar de todos esses benefícios. O governo irá ofertar quatro faixas diferentes para a operação das redes: 700 MHz, 2,3 GHz, 3,5GHz e 26GHz, esta última voltada para a construção de redes privativas para a indústria. Assim, quando as operadoras disponibilizarem o serviço, o consumidor precisará ter um celular apto a trabalhar nestas frequências, principalmente nas de 700 MHz e 3,5 GHz, mais populares em todo o mundo.

Vale lembrar que muitos dos aparelhos modernos, como os mais recentes lançamentos da Apple, Samsung, Motorola e Xiaomi, já estão aptos a receber a tecnologia, mas vale ficar de olho neste detalhe quando for adquirir um novo dispositivo.

O impacto do 5G para os gamers

Tecnologia 5G promete revolucionar a indústria dos jogos mobile
Tecnologia 5G promete revolucionar a indústria dos jogos mobile
Foto: Reprodução

A nova geração de internet móvel gera grandes expectativas na comunidade gamer, tanto para jogadores quanto para desenvolvedores. Não é de hoje que os smartphones são a plataforma favorita dos gamers e a baixa latência somada com as outras possibilidades da que chegam junto da tecnologia devem aquecer ainda mais a indústria de desenvolvimento mobile. 

Com o mercado aquecido, é provável que veremos até mesmo o surgimento de novos gêneros, pois haverá ainda mais espaço para criação e inovação em um ambiente que deve se tornar mais imersivo e dinâmico. 

Além disso, o cloud gaming vem se tornando um fenômeno mundial e deve entrar ainda mais em evidência com o 5G. O oferecimento de jogos em nuvem permite que usuários joguem imediatamente diversos títulos sem a necessidade de fazer downloads, e as desenvolvedoras poderão buscar cada vez mais qualidade em games mobile quando problemas como latência e largura de banda deixarem de ser realidade com a popularização do 5G.

Por fim, o 5G carrega a promessa de um futuro ainda mais conectado e dinâmico, trazendo possibilidades que até hoje estavam muito fora da realidade da maioria dos usuários. Resta saber como será a implementação da tecnologia no país e como ela impactará na maior parte da população.

Fonte: Game On
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade