Itália vira sobre EUA e vai à final do vôlei masculino
Na tarde desta sexta-feira, foi conhecida a primeira seleção classificada à final olímpica do vôlei masculino. A Itália venceu os Estados Unidos por 3 sets a 2, com parciais de 30/28, 26/28, 9/25, 25/22 e 15/9, e garantiu vaga na terceira final olímpica de sua história.
O primeiro set foi como se esperava, tratando-se de duas das mais fortes equipes do vôlei mundial. Após os Estados Unidos começarem melhor, abrindo 11 a 6, a Itália, aos poucos, foi diminuindo a desvantagem e crescendo na partida. Na fase decisiva da parcial, as equipes empatavam em 23 a 23. Depois de uma batalha intensa e dos norte-americanos desperdiçarem vários set points, os europeus foram superiores e saíram a frente.
O segundo set foi o contrário do primeiro. Embalados, os italianos começaram melhores e ficaram na liderança do placar durante quase toda a parcial. Porém, os Estados Unidos viraram o confronto e tiveram a primeira chance de empatar o confronto, no 24 a 23. Assim como no primeiro set, a definição não veio facilmente, e os norte-americanos só conseguiram o empate após vencerem por 28 a 26.
O equilíbrio que ditava a partida até então foi completamente quebrado na terceira parcial. Soberanos, os EUA não deram chances ao italianos. Dominantes do início ao final do set, os norte-americanos selaram o 2 a 1 após vencerem por 25 a 9. Aliás, foi a maior diferença de pontos já registrada em partidas do vôlei masculino na história das Olimpíadas.
Na quarta e última parcial, as equipes alternaram-se na liderança. Enquanto os EUA lutavam para garantir a classificação, os italianos brigavam para se manterem vivos na partida. Quem levou a melhor foram os europeus, que deram a volta por cima após um atípico terceiro set e levaram a decisão para o tie-break.
No desempate, os dois times deram mostras de que fariam de tudo para garantir vaga na final olímpica. Depois de um início equilibrado, a Itália abriu vantagem na parte final do set, classificando-se para a terceira decisão de sua história. Nas duas anteriores, os europeus foram derrotados pela Holanda e pelo Brasil, ficando com a prata.
Agora, os italianos esperam o vencedor do confronto entre Brasil e Rússia, que acontece também nesta sexta, às 22h15. A final será realizada no próximo domingo, às 13h15, no Maracãnazinho.