Em Desafio de Vôlei, atletas da praia vencem time da quadra
O time da praia levou a melhor na segunda etapa do Desafio Brasileiro de Vôlei 2010. Na noite desta sexta-feira (18), a equipe formada por Franco, Pará, Guto e Fernandão derrotou o time da quadra, composto por Marcelo Negrão, Maurício, Nalbert e Oscar, por 3 sets a 0 (21/16, 21/15 e 21/12). A segunda etapa do evento foi realizada no ginásio Cava do Bosque em Ribeirão Preto (SP).
A experiência de Franco - atleta com o maior número de participações no Desafio - e a juventude de Fernandão, somadas ao ritmo de jogo de Pará e Guto, prevaleceram sobre o time da quadra. Desta vez, o time da quadra tinha no elenco três campeões olímpicos: Marcelo Negrão, Maurício e Nalbert, além de Oscar reforço da praia que substituiu o também campeão olímpico Anderson.
Com a vitória, o time da praia abre 2 jogos a 0 no Desafio. Na primeira disputa, em março, em Santa Maria (RS), a equipe com representantes das areias havia vencido por 3 sets a 1.
Depois do interior paulista, o Desafio será realizado em outras quatro cidades brasileiras. Palmas (TO) receberá as estrelas do voleibol entre os dias 30 de julho e 1º de agosto, enquanto Teresina sediará o torneio entre 20 e 22 de agosto. Belém (PA) será a quinta cidade brasileira a receber o torneio, entre 1º e 3 de outubro. Boa Vista (RR) será a sede da última etapa de 2010, entre os dias 3 e 5 de dezembro.
Lançado em 2009, o Desafio Brasileiro de Vôlei é, na verdade, uma partida envolvendo atletas do vôlei de praia e do vôlei indoor. No jogo, duas equipes com quatro componentes cada lutam pela vitória em uma quadra de areia montada dentro do ginásio.
O jogo é um misto de regras e procedimentos do vôlei de quadra e do vôlei de praia. A bola utilizada é a do vôlei de praia e o tamanho da quadra é o mesmo de uma competição indoor. O jogo é disputado em melhor de cinco sets de 25 pontos. Em caso de empate, há um tie-break de 15 pontos.