Torcedor ilustre e premiado: Vitória celebra Globo de Ouro vencido por Wagner Moura
Torcedor fanático do Rubro-Negro, o ator baiano fez história na noite do último domingo (11) ao conquistar mais um prêmio para o cinema nacional
Wagner Moura viveu, no domingo (11), um daqueles dias que misturam carreira, identidade e paixão. Torcedor fanático do Vitória, o ator baiano venceu o Globo de Ouro de Melhor Ator em Filme de Drama por "O Agente Secreto". Trata-se de um feito histórico para o cinema brasileiro e para o Rubro-Negro, que celebrou o feito de um de seus adeptos mais simbólicos.
"Baiano, RUBRO-NEGRO e vencedor do Globo de Ouro. Wagner Moura, senhoras e senhores! Parabéns pelo grande prêmio, Wagner!", escreveu o clube nas redes sociais.
O ator superou nomes como Joel Edgerton, Oscar Isaac, Dwayne Johnson, Michael B. Jordan e Jeremy Allen White. A conquista veio após sua segunda indicação à premiação, visto que concorreu à categoria em 2016 por "Narcos", mas sem conquistá-la naquela edição.
A vitória reforça a potência e expansão do cinema brasileiro, que também concorreu com "Ainda Estou Aqui", vencedor do Oscar em 2025. Na ocasião, Fernanda Torres venceu o Globo de Ouro de Melhor Atriz pela obra e, semanas depois, recebeu indicação ao Oscar.
Baiano, RUBRO-NEGRO e vencedor do Globo de Ouro. Wagner Moura, senhoras e senhores! Parabéns pelo grande prêmio, Wagner! 🔴⚫️🦁#PegaLeão #ForçaEnergiaAxé https://t.co/69dJWP1EZn
— EC Vitória (@ECVitoria) January 12, 2026
O Agente Secreto
Além do prêmio individual, a obra apareceu em outras duas categorias: Melhor Filme de Língua Não Inglesa e Melhor Filme de Drama. Ambientado no Recife de 1977, o longa acompanha Marcelo, um professor que retorna à cidade em busca de tranquilidade, mas se depara com um passado que insiste em reaparecer.
O elenco conta com Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Isabél Zuaa e Alice Carvalho.
Wagner Moura e o amor pelo Vitória
Fora das telas, o artista carrega uma ligação profunda com o futebol, especialmente com o Vitória. Torcedor assumido, ele trata o clube como parte da própria identidade, associando o Rubro-Negro à coragem, à luta e à persistência.
Em momentos de lazer, por exemplo, costuma marcar presença no Barradão e sempre que possível reforça essa relação que vai além da arquibancada. Essa conexão inclusive ganhou destaque em 2024, durante a CCXP, em São Paulo.
O Vitória produziu um vídeo em homenagem ao ator baiano na ocasião, com depoimentos de atletas do elenco à época. Além disso, o presenteou com uma camisa autografada por todo grupo. Ele vestiu o uniforme no palco e, emocionado, cantou uma música da torcida.
"O Vitória em 2022 estava na Série C do Brasileiro. No ano seguinte foi campeão da Série B. E esse ano o Vitória está na Sul-Americana. Jogadores que fazem parte da história do nosso clube. Wagner Leonardo, melhor zagueiro do campeonato, Matheusinho, esse craque. Estou muito feliz e muito agradecido", disse na ocasião.
Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads, Twitter, Instagram e Facebook.