Rafael Paulichi é convocado pela primeira vez para a Seleção e jogará a Solidarity Cup de basquete, na China
Um dos líderes do R10 Score Vasco da Gama na temporada 2024/25 do NBB, o ala-pivô vive melhor fase da carreira e será uma das novidades na Seleção Brasileira
O ala-pivô Rafael Paulichi, uma das grandes revelações do basquete brasileiro nas temporadas 23/24 e 24/25 do NBB, foi convocado pela primeira vez para integrar a Seleção Brasileira de Basquete. Ele vai disputar a Solidarity Cup, torneio internacional que será realizado entre os dias 24 e 31 de julho, nas cidades de Dongguan e Shenzhen, na China.
Aos 27 anos, Paulichi vive o auge de sua jovem carreira em mais um ano de afirmação no cenário nacional e a convocação é um marco na sua carreira. Na última temporada do NBB, ele registrou médias de 14,8 pontos, 7,2 rebotes e 1,3 tocos por jogo e bateu seu recorde pessoal anotando 32 pontos na partida contra o Caxias do Sul Basquete em fevereiro deste ano.
Peça-chave no time Cruzmaltino, seu desempenho o colocou entre os principais nomes do campeonato e rendeu algumas indicações importantes nas últimas temporadas, entre elas foi finalista de Melhor Ala-Pivô, foi indicado a Revelação da Temporada e foi selecionado para a Seleção da Temporada (votação popular).
- É um sonho realizado. Sempre trabalhei muito para chegar até aqui e agora é manter o foco, representar bem o Brasil e aproveitar cada minuto dessa oportunidade - disse Paulichi.
A convocação premia uma temporada de alto nível de Paulichi, que ganhou destaque pela versatilidade em quadra: marca bem, contribui na armação e tem pontuação consistente tanto no garrafão quanto no perímetro.
A Solidarity Cup contará com seleções convidadas de alto nível e será uma importante etapa de observação para os ciclos olímpicos e classificatórios futuros.
- Vou dar meu máximo para corresponder à confiança que a Seleção está depositando em mim e aprender o máximo possível nessa experiência internacional - finalizou Paulichi.
A apresentação da Seleção está marcada para o dia 17 de julho, no Rio de Janeiro, antes do embarque para a China e as partidas serão as seguintes pelo horário de Brasília:
26/07 - Brasil x Nova Zelândia - 06h30
27/07 - Brasil x Montenegro - 08h45
28/07 - Brasil x Guangdong - 08h45
30/07 - Brasil x Nova Zelândia - 06h30
31/07 - Confronto a definir.
Rafael Paulichi iniciou sua trajetória nas categorias de base do basquete paulista, destacando-se cedo por sua força física, leitura de jogo e habilidade no perímetro. Chegou ao Vasco da Gama em 2023, integrando o projeto do R10 Score e em menos de dois anos, consolidou-se como um dos jogadores mais promissores da nova geração do basquete brasileiro terminando a temporada entre os 20 atletas que mais pontuaram, entre os 10 reboteiros, entre os 20 com maisduplos-duplos e ainda entre os 15 mais eficientes.