PUBLICIDADE

Triatleta morre durante competição em Belo Horizonte

5 abr 2009 - 16h21
(atualizado em 6/4/2009 às 11h52)
Compartilhar

O triatleta Edmundo Alves da Costa, 60 anos, morreu neste domingo quando participava do Campeonato Brasileiro de Triatlo, que acontece na Lagoa dos Ingleses, dentro do condomínio de luxo Alphaville em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte.

A competição é seletiva para o mundial de triatlo que vai acontecer em setembro, na Austrália. No último dia 22 o triatleta Breno Cardoso Rebehy, 33 anos, também morreu na prova de natação.

Segundo o Corpo de Bombeiros, Rebehy submergiu cerca de 200m depois da largada e não mais voltou à superfície. O corpo do atleta só foi encontrado três dias depois a 5m de profundidade e 50m da margem da lagoa.

O laudo com a causa da morte deverá ser divulgado neste mês de abril pelo Instituto Médico Legal de Belo Horizonte, mas há a suspeita de que ele tenha tido um mal súbito.

Amigo de Edmundo Alves da Costa, o também triatleta Antônio Cassimiro de Oliveira, com quem Silva dividia quarto em Belo Horizonte, conta que percebeu que o colega estava se excedendo na prova.

"A gente sempre fazia juntos a programação das viagens para a competições. Hoje ele se esforçou muito, principalmente na prova de ciclismo. Na corrida, que são de 4 voltas, percebi que ele estava a uma volta e meia atrás de mim, mas em um ritmo muito forte para a idade dele", explicou.

Costa passou mal durante a prova de atletismo. Segundo informações de pessoas que ajudaram a socorrê-lo, ele teria desmaiado e em seguida, desacordado, teria sangrando pela boca.

O triatleta, que praticava o triatlo há 8 anos, chegou a ser socorrido por uma ambulância do condomínio, mas não agüentou. "O socorro demorou mais de 15 minutos para chegar," reclamou Oliveira.

A reportagem tentou contato com Bruno Khouri, presidente da Federação Mineira de Triathlon, que é organizadora do evento, mas ele não atendeu aos telefonemas.

Homenagem

Por uma triste ironia, pouco antes do triatleta passar mal e morrer, os cerca de 300 competidores que participaram do Campeonato Brasileiro de Triatlo fizeram um minuto de silêncio em homenagem a Breno Cardoso Rebehy.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade