Torcedor da Universidad de Chile sobrevive após cair de arquibancada durante violência em jogo, diz embaixador
Homem pulou das arquibancadas para fugir de uma agressão por parte de torcedores do Independiente
Torcedor da Universidad de Chile que caiu da arquibancada em meio a briga generalizada está fora de perigo, enquanto 97 pessoas foram presas, 19 ficaram feridas, e o jogo pela Sul-Americana foi suspenso pela Conmebol.
A cena de um torcedor da Universidad de Chile pulando das arquibancadas para fugir de uma agressão por parte de torcedores do Independiente marcou o fim da noite desta quarta-feira, 20. O episódio se destacou em meio a diversas outras imagens fortes que registraram os atos de violência entre as torcidas. Ainda que não haja um relatório oficial de feridos, o embaixador chileno na Argentina, José Antonio Viera-Gallo, informou que o torcedor passa bem.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
"Algumas pessoas foram levadas ao hospital. O torcedor que caiu está fora de perigo; felizmente, havia um teto sobre sua cabeça, então ele está completamente fora de perigo. Há cinco pessoas no hospital, uma delas em estado grave devido a um ataque com arma de fogo", informou o embaixador durante entrevista à Rádio ADN.
Além disso, José Antonio forneceu o número de detidos no episódio, que ainda não foi oficialmente divulgado. De acordo com o embaixador, 97 pessoas foram presas, sendo três mulheres e cinco menores. A Universidad de Chile também divulgou um balanço e informou que 19 torcedores ficaram feridos durante o conflito no estádio, com lesões de gravidade variada.
SELVAGERIA E CENAS LAMENTÁVEIS.
Briga generalizada no jogo entre Universidad do Chile e Independiente. O jogo foi suspenso e as imagens são assustadoras.
Aqui vemos um torcedor se jogando do setor visitante para fugir de possíveis agressões.pic.twitter.com/cfaAetcUEy
— 365Scores Brasil (@365ScoresBR) August 21, 2025
O grave episódio de violência marcou a partida de volta das oitavas de final da Sul-Americana, disputada na cidade argentina de Avellaneda. A confusão teve início logo após o intervalo, com o placar empatado em 1 a 1, resultado que, até então, classificava a Universidad de Chile, que havia vencido o primeiro jogo por 1 a 0.
Torcedores do time chileno arremessaram pedras em direção às arquibancadas dos mandantes. Em seguida, invadiram um depósito e passaram a atirar cabos de vassoura e outros objetos contra a torcida adversária.
Parte dos torcedores do Independiente conseguiu invadir o setor visitante e encurralou dezenas de chilenos. Diante do caos, a arbitragem decidiu inicialmente paralisar a partida. Pouco depois, a Conmebol determinou o cancelamento definitivo do jogo. Caberá agora às autoridades disciplinares da confederação decidir o resultado da partida e o destino das equipes na competição.
Cenas de violência repercutiram
As cenas de barbárie em Avellaneda geraram repercussão até fora da Argentina. Gabriel Boric, presidente do Chile, criticou a falta de segurança na partida e atacou a Conmebol, responsável pela organização da competição.
"O que aconteceu em Avellaneda entre as torcidas do Independiente e da Universidade de Chile é errado em muitos aspectos, desde a violência nas arquibancadas até a evidente irresponsabilidade na organização. A justiça deverá determinar os responsáveis", disse o presidente chileno, em postagem feita nas redes sociais.