Tenista russo se forma em psicologia e projeta empregos futuros
A carreira como atleta profissional costuma ser curta, mas o tenista russo Teymuraz Gabashvili está se preparando para o mercado profissional para quando largar as raquetes. Integrante do time da Rússia derrotado pelo Brasil na Copa Davis, ele concluiu recentemente o curso de psicologia na Universidade de Phoenix, nos Estados Unidos.
» Confira 31 recordes da carreira de Federer
Gabashvili aproveitou um programa de parceria da Associação de Tenistas Profissionais (ATP), assistindo às aulas pela internet para conciliar os estudos com o calendário do circuito profissional.
"Oportunidades como essa não aparecem todo dia, então achei que deveria aproveitá-la. Ter uma formação maior me deixa mais confiante porque sei que será muito benéfico e útil para empregos futuros. Diplomas de universidades americanas são bem reconhecidos em muitas partes do mundo, o que o torna ainda mais valioso para mim", afirmou o russo.
Com a conclusão do curso de psicologia, Gabashvili se torna o terceiro tenista a concluir um curso por meio do programa da ATP, ao lado do brasileiro Márcio Torres e do americano Michael Russell.
A formação universitária, no entanto, foi a principal conquista do tenista russo em 2012, ano em que ele integrou o time da Rússia derrotado pelo Brasil na Copa Davis e caiu da 138ª para a 182ª colocação do ranking. "Como caí bastante no ranking em 2012, quero me recuperar para voltar a competir no nível mais alto", concluiu.