Gustavo Heide derruba sétimo favorito na estreia do Brasilia Tennis Open. João Lucas Reis avança
Brasileiros começaram bem na chave principal. Sakamoto, Ribeiro e Schiessl furam o quali e Brasil tem 11 jogadores na chave principal no Iate Clube de Brasília
O Brasil fez bonito no primeiro dia de chave principal e último do qualificatório do do Brasília Tennis Open, evento ATP Challenger 75 realizado no saibro do Iate Clube de Brasília, com premiação total de US$ 107 mil. A competição tem as transmissões da CazéTV a partir das semifinais
Gustavo Heide derrotou o sétimo favorito, atual 180º e ex-top 60, o colombiano Daniel Galán, marcando 2 sets a 1 com parciais de 6/1 4/6 7/6 (7/3) em quase três horas de batalha. Ele chegou a sacar para a vitória em 5 a 4, perdeu a chance, mas deu a volta por cima no tie-break para fechar o encontro com um match-point espetacular. Ele deu um lob no rival que bateu uma grand-willy. Heide fechou o jogo com um voleio que com a bola pingando do lado do rival e voltando para o seu lado.
"Preciso até ver como foi um match-point duríssimo, ele tirou uam puta bola, no reflexo só estiquei o braço para pegar a bola e acabou o zig que falamos não é ? Pegou no taco eu acho, tem que ver como que foi", disse Heide.
"Venho trabalhando na minha oarte mental. Se fosse ano passado, ao tomar a quebra ali no 5 a 4 tinha a chance de baixar a energia e não ganhando o jogo. Ficar ali no jogo, competindo sem dúvidas me fez ganhar, o jogo não tinha acabado, só tinha empatado. A chave foi essa, aguentar".
Com o resultado, o Brasil garante uma vaga nas quartas de final, uma vez que seu oponente sairá do duelo entre Igor Marcondes e Pedro Sakamoto, que passou o qualificatório.
João Lucas Reis, 208º e principal brasileiro ranqueado no torneio, passou pelo chileno Matias Soto por 6/1 4/6 6/4 e terá pela frente o jovem talento boliviano Juan Prado Angelo.
"Estava com as rédeas do jogo. Ele conseguiu melhorar, durante os quatro games finais do segundo set ele errou muito pouco e aqui é complicado porque a bola escapa às vezes um pouco. Mas fiquei feliz que consegui persistir no terceiro set para conseguir converter a quebra e estou feliz com a vitória", disse Reis.
Três brasileiros passam o qualifying e país tem 11 na chave principal
O dia teve mais três brasileiros passando a fase do qualificatório, o que faz com que o país tenha onze jogadores entre os 32 da chave principal na capital federal.
Pedro Sakamoto superou o atleta da casa, Luis Felipe Miguel, irmão de Guto Miguel, marcando 7/6 (7/4) 6/3 e encara Marcondes na chave principal: "Jogo difícil, mesmo ele não morando aqui está hiper acostumado, muita torcida pro lado dele, mas respeitaram por eu ser brasileiro. Desde o início tentei manter o foco, ele pega bem a bola, principalmente no meu saque não dar muita brecha para ele. fui achando esse ritmo para conseguir sair com esse resultado. O torneio é forte, é seguir dia a dia, feliz em seguir evoluindo, estou bem fisicamente e muito concentrado no que tenho que fazer dentro de quadra. É aproveitar a oportunidade dos torneios no Brasil e seguir em frente" ,disse Sakamoto.
Eduardo Ribeiro derrotou o americano Nicolas Moreno por 7/5 3/6 6/3 e enfrenta outro qualifier, o uruguaio Franco Roncadelli na chave. João Schiessl derrotou o chileno Nicolas Villaron por um duplo 6/2 e encara Felipe Meligeni na primeira rodada.
Terça-feira com nove brasileiros em quadra
A rodada desta terça-feira começa às 10h30 com nove brasileiros em ação . Igor Marcondes abre a programação contra Sakamoto na quadra central, Pedro Boscardin desafia o cabeça de chave 2, o dinamarquês elmer Moller. Por volta das 13h30, Felipe Meligeni faz novo duelo nacional contra João Schiessl. Não antes das 16h é a vez de Thiago Monteiro encarar Daniel Dutra Silva e Guto Miguel é a atração, por volta das 17h30, contra o argentino Juan Pablo Ficovich, sexto cabeça de chave.
Na quadra 3, Eduardo Ribeiro encara Roncadelli no segundo jogo, por volta das 12h.
Confira a Programação desta Terça-Feira (03/03):
Quadra Central - 10:30 AM
[WC] Igor Marcondes (BRA) vs [Q] Pedro Sakamoto (BRA)
Pedro Boscardin Dias (BRA) vs [2] Elmer Moller (DEN)
Felipe Meligeni Alves (BRA) vs [Q] Joao Eduardo Schiessl (BRA)
Não antes das 4:00 PM
Thiago Monteiro (BRA) vs [Alt] Daniel Dutra da Silva (BRA)
[WC] Guto Miguel (BRA) vs [6] Juan Pablo Ficovich (ARG)
Quadra 3 - 10:30 AM
[Q] Benjamin Torrealba (CHI) vs Juan Pablo Varillas (PER)
[1] Adolfo Daniel Vallejo (PAR) vs Tristan Boyer (USA)
[Q] Eduardo Ribeiro (BRA) vs [Q] Franco Roncadelli (URU)
[SE] Facundo Diaz Acosta (ARG) vs Nikolas Sanchez Izquierdo (ESP)
Quadra 9 -10:30 AM
[5] Henrique Rocha (POR) vs Franco Agamenone (ITA)
[Q] Carlos Sanchez Jover (ESP) vs [WC] Miguel Tobon (COL)
[8] Alvaro Guillen Meza (ECU) vs Miguel Damas (ESP)
Resultados desta Segunda-Feira (02/03):
Chave Principal
1ª Rodada
[3] Jaime Faria (POR) 2×1 Gianluca Cadenasso (ITA) 7/6 (13/11) 3/6 7/6 (11/9)
Juan Carlos Prado Angelo (BOL) vs [4] Guy Den Ouden (NED)
Gustavo Heide (BRA) 2×1 [7] Daniel Elahi Galan (COL) 6/1 4/6 7/6 (7/3)
Joao Lucas Reis Da Silva (BRA) vs Matias Soto (CHI) 6/1 4/6 6/4
Qualifying Final
[1] Franco Roncadelli (URU) 2×0 [12] Joao Vitor Scramin Do Lago (BRA) 6/1 6/2
[2] Carlos Sanchez Jover (ESP) vs [9] Ryan Dickerson (USA) 7/6 (5) 6/3
[3] Pedro Sakamoto (BRA) 2×0 [WC] Luis Felipe Miguel (BRA) 7/6 (7/4) 6/3
[4] Eduardo Ribeiro (BRA) vs [7] Nicolas Moreno De Alboran (USA) 7/5 3/6 6/3
[5] Joao Eduardo Schiessl (BRA) 2×0 [11] Nicolas Villalon (CHI) 6/2 6/2
[6] Paulo Andre Saraiva Dos Santos (BRA) 2×0 [10] Benjamin Torrealba (CHI) 6/4 6/2
ACESSO AO PÚBLICO GERAL
A organização do Brasília Tennis Open, em parceria com o Iate Clube de Brasília, informam que o acesso para o público geral, será gratuito de 1º a 8 de março, com limite de 75 pessoas por dia, mediante inscrição em formulário online.
O link será disponibilizado nos stories do instagram do Iate a partir das 12h do dia anterior a cada rodada. As vagas são limitadas, preenchidas por ordem de inscrição, e é obrigatório informar nome completo e CPF.
O Brasília Tennis Open conta com os patrocínios da ENGIE, EQI Investimentos, Wilson, Fila, LIQUIDIZ, Confederação Sul-Americana de Tênis, a COSAT e a Confederação Brasileira de Tênis . O torneio é uma realização da EF Sports. Mais informações do evento através do instagram @efsportsexp .