Em tie-break de 70 pontos, tenista vence rival por 36 a 34
Um tie-break “notável”, conforme define nesta quarta-feira o site da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP), ocorreu em uma partida válida pela terceira rodada do qualificatório do future de Plantation, no sul da Flórida, no último domingo. Os monegascos Benjamin Balleret e Guillaume Couillard disputaram um tie-break de 70 pontos, definido por 36 a 34 a favor de Balleret. Ao final, este ganhou o jogo por 2 sets a 0, parciais de 7/6 e 6/1.
» Confira 31 recordes da carreira de Federer
O tie-break, introduzido em um Grand Slam pela primeira vez em 1970 para definir um set quando ambos os jogadores empatam em seis games, é uma disputa de melhor de 12 pontos. Vence quem primeiro chegar à marca de sete, porém com um mínimo de dois pontos de vantagem.
No Twitter, Couillard afirmou que colecionou 11 set points na disputa em Plantation, o que garante pelo menos 19 a Balleret. Com 70 pontos, o tie-break foi um dos mais longos de todos os tempos. A ATP só computa estatísticas oficiais para torneios de primeiro escalão – nesses, o recorde de maior tie-break pertence à partida de primeira rodada de duplas de Wimbledon, em 1985, quando Michael Mortensen e Jan Gunnarsson bateram John Frawley e Victor Pecci por 6/4, 3/6 e 7/6 (26-24).
O evento em Plantation era um future de US$ 10 mil (R$ 20,3 mil). Futures são torneios de terceiro escalão no circuito, organizados pela Federação Internacional de Tênis (ITF) para servir na transição entre o juvenil e o profissional.
Balleret, 29 anos e número 636 do mundo, e Couillard, 37 anos e atualmente sem pontos no ranking, disputavam a terceira e última rodada do qualificatório para o torneio. Não havia juiz de cadeira na partida, então os próprios tenistas, que são amigos e companheiros de Copa Davis por Mônaco, faziam as chamadas de bola fora.
“Nenhum de nós sentiu que o primeiro set duraria tanto”, disse Balleret à ATP. “Era muito acirrado, porque nos conhecemos tão bem e não queríamos perder. Quando trocávamos de lado no tie-break, com o placar com 20 ou 30 pontos, estávamos rindo”, completou ele, contando que conseguiu fechar a parcial com um “saque kick” o qual Couillard devolveu com uma bola curta. Como resultado, veio um winner de forehand.
No segundo set, Balleret venceu com facilidade, argumentando que o colega já estava “mentalmente cansado”. Com o resultado, ele passou à chave principal do torneio realizado no Frank Veltri Tennis Center, o qual possui 26 quadras de saibro e duas duras.