Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Bia Haddad constrói imagem positiva, aumenta engajamento nas redes e cativa patrocinadores

Sucesso transforma tenista brasileira, que está nas semifinais de Roland Garros, em um dos maiores nomes em evidência do esporte nacional

7 jun 2023 - 20h10
(atualizado em 7/6/2023 às 09h21)
Compartilhar
Exibir comentários

O sucesso da tenista Bia Haddad nas quadras de Paris já trouxe um efeito fora delas. A brasileira conquistou o público, viu aumentar o engajamento nas redes sociais e tem cativado mais patrocinadores interessados em se juntar ao seu nome. Ela venceu Ons Jabeur, da Tunísia, número 7 do mundo, nesta quarta-feira, pelas quartas de final de Roland Garros, e avançou na competição de Grand Slam. É a primeira vez que uma tenista do Brasil chega tão longe desde Maria Esther Bueno, em 1968.

Bia Haddad, que já contava com patrocinadores como Joma, Angá e Eqlibri, fez um acordo inédito com o Itaú Personnalité, no fim de dezembro, e outro com a Prudential, no início deste ano. Para Ivan Martinho, professor de marketing esportivo na ESPM, o número tem tudo para crescer ainda nesta temporada.

"A evolução fantástica da Bia, alcançando feitos históricos para o tênis feminino brasileiro, sem dúvida tem dado a ela uma exposição grande na mídia, que quando combinada com seu perfil de atleta e pessoa, se torna um ativo muito atrativo para as marcas. A Joma, o Itaú e a Prudential já fazem parte desse grupo e sem dúvida esse número deve crescer", afirmou.

Segundo Armênio Neto, especialista em negócios do esporte e sócio-fundador da Let!sGoal, empresa que conecta marcas, atletas, clubes e competições, o desempenho em quadra é fundamental para que Bia Haddad possa construir uma imagem positiva capaz de cativar mais empresas. Ele destaca que o torcedor vem junto com ela também. A cada vitória, ela tem agradecido aos brasileiros pelo apoio.

"A performance esportiva sempre vai ser preponderante para construção da imagem, para a atração de audiência e patrocinadores. A Bia já tem marcas de peso com ela, como o Itaú Personnalité, que recentemente lançou campanha com Lewis Hamilton, piloto da F-1. Combinando atributos interessantes que ela já possui e mantendo o alto nível em quadra, ela certamente estará no radar de agências e marcas. E vai ampliar o leque de parceiros comerciais", disse.

Independentemente do resultado em Paris, Bia Haddad já se tornou primeira tenista do Brasil a chegar tão longe em um Grand Slam. Ela se iguala a lendária Maria Esther Bueno, única brasileira até hoje a chegar em etapas mais agudas em Roland Garros, sendo finalista em 1960.

Considerando também os homens, é a primeira vez em 22 anos que um tenista do País chega a essa fase em uma disputa de simples em um Grand Slam. O último havia sido Gustavo Kuerten, o Guga, que chegou às quartas de final no US Open e em Roland Garros de 2001. Já entre homens e mulheres, desde 2001 um tenista brasileiro não chegava tão longe em uma disputa de simples em um Grand Slam - Gustavo Kuerten, o Guga, foi às quartas no US Open e em Roland Garros daquele ano.

View this post on Instagram

A post shared by Itau´ Personnalite´ (@itaupersonnalite)

Não à toa, nas últimas 24 horas, o sucesso da tenista em Roland Garros já pode ser visto nas redes sociais. Antes de chegar às quartas de final em Paris, ela contava com 184 mil seguidores no Instagram, e agora, já são 195 mil. A tendência é o número aumentar ainda mais após o triunfo contra Ons Jabeur.

"A Bia é uma das principais tenistas brasileiras de todos os tempos e vem alcançando conquistas e feitos maravilhosos, além de possuir uma imagem muito positiva tanto dentro quanto fora da quadra. Não à toa, marcas como o Itaú Personnalité a patrocinam", afirmou Fábio Wolff, especialista em marketing esportivo e sócio-diretor da Wolff Sports, que está em Paris acompanhando in loco o desempenho da brasileira.

CEO da Heatmap e especialista em marketing esportivo, Renê Salviano coloca Bia Haddad como um dos maiores nomes em evidência do esporte nacional. "O que ela tem feito nos últimos tempos tem recolocado o tênis no radar dos brasileiros e o Brasil no radar do tênis mundial novamente. E isso impacta diretamente as marcas que estão se associando a ela. O Itaú Personalité, por exemplo, percebeu de forma assertiva a ascensão de Bia e fechou logo um contrato longo no final do ano passado, tendo a atleta como embaixadora e como um ponto focal de incentivo ao esporte, especialmente para atletas mulheres. As marcas que caminharem com Bia no momento estarão não apenas amplificando a exposição de suas marcas, mas também demonstrando apoio a uma atleta mulher em um momento importante em sua carreira."

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade