Almagro se entusiasma ao falar de Guga, ídolo que o levou às lágrimas
18 fev2012 - 12h22
Compartilhar
Henrique Moretti
Direto de São Paulo
Nicolás Almagro chega para conversar com o Terra logo depois de uma conferência de imprensa burocrática, na qual o espanhol não mostrou muito interesse em falar e foi sarcástico em algumas respostas. Quando é avisado que o tema da entrevista seria a partida contra o brasileiro Gustavo Kuerten na primeira rodada de Roland Garros, em 2004, a expressão do tenista muda: "uou!", solta, em uma reação que indica surpresa e um pouco de animação.
Os detalhes daquela partida ainda estão vivos na memória de Almagro, que lembra número por número quais foram as parciais que definiram a vitória de Guga por 3 sets a 2: 7/5, 7/6 (7-2), 1/6, 3/6 e 7/5. A reportagem abre o laptop e confere os números citados na frente do tenista: estão certos.
Almagro, como ele mesmo admitiu durante a semana em que compete no Aberto do Brasil, gosta de "mostrar os sentimentos" quando está jogando. Ele vibra, grita, reclama, lamenta, gesticula... e chora. Esta última reação é bem mais rara, mas foi exatamente o que aconteceu em plena Quadra 2 de Roland Garros em 2004.
Na época, o espanhol tinha 18 anos, estava apenas em seu segundo ano como profissional, era o 130º colocado do ranking e não somava títulos da ATP. Com 5/4 de vantagem no quinto set, ele sacou para eliminar Guga, 27 anos, que era profissional desde 1995, ocupava a 30ª posição da lista e colecionava 20 títulos na carreira, incluindo três do Aberto da França. Mas não suportou a pressão.
O ex-número um do mundo virou e teve em Paris o seu último canto do cisne. Naquela época, ele já sofria com dores no quadril operado em 2002 e se submeteria a uma nova operação no local em setembro de 2004, apenas quatro meses depois de bater Almagro, o belga Gilles Elseneer, o suíço Roger Federer, o espanhol Feliciano López e cair diante do argentino David Nalbandian nas quartas de final de Roland Garros.
Depois daquilo, Guga jamais chegaria às quartas de torneio algum e só faria mais duas exibições no Grand Slam francês: em 2005 e 2008, esta a última de sua carreira, diante do tenista local Paul Henri-Mathieu.
O espanhol, agora com 26 anos, amadureceu e é o número 11 do mundo. Ele soma dez conquistas como profissional e a 11ª pode vir em São Paulo, onde enfrenta o compatriota Albert Ramos pela semifinal do Brasil Open a partir das 14h (de Brasília) deste sábado.
Caso conquiste o troféu, Almagro se tornará o único tricampeão da história do torneio que começou em 2001. Superará, assim, justamente Kuerten, campeão em 2002 e 2004.
"Não sirvo nem para toalheiro de Guga", disse o espanhol em entrevista coletiva na última quinta-feira, citando os garotos que levam as toalhas para os tenistas durante os jogos. Não se sabe se ele exagerou ou foi sincero, mas o fato é que a lembrança de uma derrota para o ex-atleta brasileiro realmente significa algo de importante na carreira do europeu.
Confira a entrevista exclusiva com Nicolás Almagro:
Terra: Você chorou depois daquela partida em Roland Garros contra Guga, se me lembro bem. Nicolás Almagro: Sim, sim. Bom, foi minha primeira partida de cinco sets e ao ver a chave (do torneio) disse à minha equipe: "queria jogar com Guga". Creio que ter a oportunidade de jogar com um tricampeão de Roland Garros não é fácil. Eu tive a oportunidade de poder vencê-lo em um torneio que para Guga é muito especial e que para a Espanha é muito especial também. E bom, (foi) uma partida incrível, que recordarei por toda a minha vida. O primeiro set 7/5 Guga; o segundo set 7/6 Guga; o terceiro set 6/1 meu; o quarto set 6/3 meu; 4/0 Guga no quinto; 5/4 meu no quinto.
Terra: Com o saque.
Sim. Com o saque para (fechar) a partida. E bom... nervos por minha parte, Guga havia passado por muitas vezes essa situação, o público apoiando muito Guga, ficou tudo muito complicado, porém creio que as lágrimas vieram de uma mescla de felicidade porque eu havia mostrado que podia competir com um dos maiores da história no saibro. E de pena porque estive muito perto e no final não pude conseguir a vitória.
Terra: Vou ver as parciais para ver se estão corretas.
O repórter checa o computador, que se localizava na mesma sala na qual ocorria a entrevista e que já estava ligado na página da ATP exatamente na seção do confronto direto entre Kuerten e Almagro.
Terra: Ahn... 7/5 Guga, 7/6 Guga, 1/6, 3/6 e 7/5 Guga no último. Está correto. E ontem você disse na conferência de imprensa que é um jogador que mostra suas emoções dentro da quadra. Naquela época você era mais jovem, essa tendência era maior ainda? Como foi chorar na quadra? Nicolás Almagro: Creio que sim... bom, você com os anos vai amadurecendo, vai se dando conta realmente das coisas que vão acontecendo, começa a valorizar muito mais as situações. Bom, eu tinha se não me equivoco 18 anos e Guga me mostrou que podia estar jogando com os grandes, porém que ainda restava um longo caminho para percorrer. Creio que as lágrimas eram de felicidade porque eu tinha estado próximo de ganhar de um grandíssimo e de pena talvez por ter ficado não perto e não ter conseguido. Mas foi uma partida que me ajudou muitíssimo e sempre vou tê-la na memória.
Terra: Recordo que Guga lhe deu um abraço quando você começou a chorar. Lembra o que ele lhe disse?
Nicolás Almagro: Sim (sorri). Ele me deu muito ânimo. Creio que foi uma partida complicada para ele, que vinha sofrendo com problemas no quadril. E a partir daí creio que Guga para mim sempre foi pelo estilo, por sua forma de ver a vida e por tudo, sempre foi uma referência no mundo do tênis e é uma pessoa que é um exemplo a seguir para todos os tenistas mundiais.
Terra: Ele tinha a esquerda de uma mão, como a sua
Nicolás Almagro: Sim. Um revés muito bonito, um saque incrível, uma direita impressionante. E bom: um caráter ganhador e extrovertido que era o que o fazia diferente e o faz único.
Terra: O jogo foi na Philippe Chatrier (quadra central de Roland Garros)? Não, né?
Nicolás Almagro: Não. Foi na quadra número dois.
E sobre a participação de Guga naquele torneio? Bateu Federer... Nicolás Almagro: (Interrompe) Bateu Feliciano López, ganhou de Federer em três sets.
Terra: Surpreendente, não? Porque Guga não estava bem fisicamente. Depois perdeu para Nalbandian. Crê que se tivesse batido Nalbandian... porque tinha um histórico bom com Gastón Gaudio e com Guillermo Coria jamais havia perdido até aquele momento. Crê que se tivesse batido Nalbandian talvez pudesse ter conquistado o quarto título?
Nicolás Almagro: Nunca se pôde saber o que teria acontecido. Porém o que sei e está claro é que Guga fez um torneio impressionante, derrotou grandíssimos jogadores apesar de não estar 100% e creio que seria um tenista a ser levado muito em conta e... bom. Poder saber o que teria acontecido nunca vamos saber. O único que sabemos é que Guga ganhou três vezes Roland Garros, o que creio que não está ao alcance de muitas pessoas.
O torneio foi vencido pelo argentino Gastón Gaudio, então o 44º colocado do ranking mundial, que superou David Nalbandian (oitavo) na semifinal por 6/3, 7/6 (7-5) e 6/0, e Guillermo Coria (terceiro) na decisão por 0/6, 3/6, 6/4, 6/1 e 8/6. Até maio de 2004, Gaudio havia disputado seis jogos contra Guga e ganhado três, mas havia sido derrotado um ano antes pelo brasileiro na terceira rodada de Roland Garros: 7/6 (7-1), 7/5, 5/7 e 6/3. Já Coria colecionava quatro derrotas em quatro encontros com Kuerten - o argentino só venceria pela primeira e única vez o rival em 2005, na primeira fase em Sopot, na Polônia: 6/3, 4/0 e desistência.
Veja a campanha de Gustavo Kuerten em Roland Garros 2004:
Primeira rodada: bateu Nicolás Almagro (ESP/130 do ranking): 7/5, 7/6 (7-2), 1/6, 3/6 e 7/5 Segunda rodada: bateu Gilles Elseneer (BEL/100): 6/2, 6/0 e 6/3 Terceira rodada: bateu Roger Federer (SUI/1): 6/4, 6/4 e 6/4 Oitavas de final: bateu Feliciano López (ESP/25): 6/3, 7/6 e 6/4 Quartas de final: perdeu para David Nalbandian (ARG/8): 2/6, 6/3, 4/6 e 6/7 (6-8)
Classificado à semifinal, o tenista de Murcia fará um clássico espanhol com Albert Ramos, 64º do ranking da ATP
Modelos, cantoras, celebridades, atletas de outros esportes, outras tenistas ou até mesmo desconhecidos. Conheça, a seguir, as principais conquistas amorosas de tenistas ainda em atividade nos circuitos de ATP e WTA:
Foto: Getty Images
Jelena Ristic (namorada de Novak Djokovic)Por mais que especulem a respeito de inúmeros casos envolvendo Novak Djokovic, Jelena Ristic segue sendo a escolhida do sérvio. Ristic e o atual número 1 do mundo namoram desde a adolescência
Foto: Getty Images
Xisca Perello (namorada de Rafael Nadal) Maria Francisca Perello e Rafael Nadal namoram desde a adolescência. O casal é um dos mais estáveis no circuito profissional
Foto: Getty Images
Maria Sharapova (noiva do jogador de basquete Sasha Vujacic)A russa Maria Sharapova, que já teria se envolvido com o tenista americano Andy Roddick e com o cantor Adam Levine, da banda Maroon Five, é noiva do armador esloveno Sasha Vujacic
Foto: Getty Images
Caroline Wozniacki (namorada do golfista Rory McIlroy) Caroline Wozniacki, uma das musas do tênis atual, já viu seu nome envolvido em boatos de relacionamentos com os tenistas Rafael Nadal e Fernando Verdasco. Quem conseguiu o coração da dinamarquesa, porém, foi o golfista Rory McIlroy, da Irlanda do Norte, com quyem está namorando
Foto: Getty Images
Donay Meijer (namorada de Bernard Tomic)Novo queridinho do tênis australiano, Bernard Tomic chamou a atenção no aberto da Austrália não apenas pelo bom nível apresentado. Sua namorada, a modelo Donay Meijer, também foi destaque
Foto: Getty Images
Brooklyn Decker (casada com Andy Roddick)A modelo e atriz Brooklyn Decker arrebatou o coração do americano Andy Roddick, famoso por suas conquistas amorosas. Os dois se casaram em abril de 2009
Foto: Getty Images
Mandy Moore (breve namoro com Andy Roddick em 2006)Também na lista de belas do ex-número 1 do mundo americano está a cantora Mandy Moore
Foto: AFP
Miroslava (Mirka) Vavrinec (casada com Roger Federer)A eslovaca naturalizada suíça Miroslava (Mirka) Vavrinec conheceu Roger Federer quando eram ambos desconhecidos em meio à multidão de atletas nos Jogos Olímpicos de Sydney 2000; nenhum dos dois saiu dos jogos com uma medalha, mas se faltou a glória olímpica, "sobrou" para os dois um amor para a vida toda. Juntos há mais de uma década, eles se casaram em abril de 2009 e possuem duas gêmeas
Foto: Getty Images
Ana Ivanovic (namorada do golfista Adam Scott) Ana Ivanovic, 1,86m e 69 kg, é uma das mais desejadas mulheres do mundo. A beleza clássica e o carisma da sorridente sérvia encantaram o golfista australiano Adam Scott, com quem está namorando atualmente
Foto: Getty Images
Ester Satorova (namorada de Tomas Berdych)A modelo checa Ester Satorova foi uma das atrações fora das quadras no ATP Finals do ano passado. Ela é a nova namorada do tenista checo Tomas Berdych
Foto: Getty Images
Lucie Safarova (ex-namorada de Tomas Berdych)Antes de começar o relacionamento com Satorova, Tomas Berdych e Lucie Safarova formaram um dos casais mais antigos do mundo do tênis. Os checos, que ficaram juntos de 2005 a 2011, formam parceria também dentro de quadra, disputando torneios de duplas mistas
Foto: Getty Images
Bijana Tipsarevic (casada com Janko Tisparevic) O sérvio Janko Tipsarevic está há cinco anos com a bela Biljana Tipsarevic, com quem se casou em 2010
Foto: AP
Maria Kirilenko (ex-caso com Igor Andreev)Uma das mais belas do circuito da WTA, a russa Maria Kirilenko namorou por algum tempo o também tenista Igor Andreev. No final do ano passado, foi anunciado que a bela loira havia iniciado um relacionamento com o russo Alexander Ovechkin, jogador de hóquei no gelo
Foto: Getty Images
Flavia Pennetta (ex-namorada de Carlos Moya) A tenista italiana Flavia Pennetta teve um longo namoro com o hoje ex-atleta Carlos Moya. A própria Pennetta chamou a atenção ao admitir que fazia sexo com o então amado antes das partidas. O relacionamento entre eles terminou de forma traumática para a italiana, que disse ter sofrido muito com o rompimento
Foto: Getty Images
Kim Sears (namorada de Andy Murray) Kim Sears chegou a romper o namoro com Andy Murray alegando que o britânico dava mais atenção ao videogame que a ela. A separação não durou e o namoro, que vinha desde a adolescência, foi reatado. A bela Sears é uma das namoradas mais presentes às quadras no circuito
Foto: Getty Images
Alejandra Gutierrez (casada com Jamie Murray desde 2010) Irmão mais velho de Andy Murray, Jaime se casou em outubro de 2010 com a bela colombiana Alejandra Gutierrez. O primogênito da família Murray não deslanchou individualmente, mas disputa com sucesso o circuito de duplas, tendo conquistado Wimbledon
Foto: Getty Images
Camilla Belle (caso com Fernando Verdasco em 2009)O espanhol Fernando Verdasco se envolveu com a celebridade americana Camilla Belle em 2009. Pouco antes de ter um caso com Verdasco, Belle era namorada de Joe Jonas, da banda Jonas Brothers
Foto: Getty Images
Camille Neviere (namorada de Marcos Baghdatis em 2006) A francesa Camille Neviere foi para muitos a principal atração das partidas de Marcos Baghdatis no Aberto da Austrália, em 2006, mesmo o cipriota sendo vice-campeão da competição. Camille, desde então, deixou de aparecer ao lado de Baghdatis. Rumores indicam que os dois teriam terminado e que ela teria se envolvido com o tenista francês Jonathan Eysseric
Foto: Getty Images
Sara Foster (noiva de Tommy Haas) O alemão Tommy Haas, um dos galãs do circuito, é casado com a atriz Sara Foster desde novembro de 2010. Não é à toa que Haas escolheu os Estados Unidos como pátria - ele se naturalizou americano. Foster, nascida em Los Angeles, é uma das mais belas atrizes do país
Foto: Getty Images
Anna Kournikova (caso com Tommy Haas no começo dos anos 2000) Antes de se casar com o cantor Enrique Iglesias, Anna Kournikova era presença frequente nos jogos de Tommy Haas. Apesar das especulações da imprensa, os dois nunca assumiram o namoro
Foto: Getty Images
Ramona Amiri (ex-namorada de Ilija Bozoljac) O sérvio Ilija Bozoljac pode não estar em evidência como seu compatriota Novak Djokovic, mas sua ex-namorada Ramona Amiri, miss Canadá em 2005, não passa despercebida
Foto: Getty Images
Martina Hingis (namorou Stepanek em 2007) Antes de se casar com Vaidisova, Stepanek namorou a também tenista Martina Hingis. Os dois terminaram o relacionamento em 2007 sem muitas explicações. "Vão continuar bons amigos", dizia um porta-voz à época. Pouco tempo depois, Stepanek já estava com Vaidisova
Foto: Getty Images
María José Suárez (namorada de Feliciano López de 2005 a 2010) María José Suárez, eleita miss Espanha em 1996, terminou de forma traumática seu relacionamento com o também espanhol Feliciano López; semanas antes do final do namoro, a imprensa espanhola publicava que Suárez teria se encontrado secretamente com o astro Cristiano Ronaldo. Pouco depois do rompimento, ela sofreu um aborto
Foto: Getty Images
Stacey Gardner (casada com Mardy Fish) O tenista americano Mardy Fish se casou com a modelo Stacey Gardner, também dos Estados Unidos, em setembro de 2008
Foto: Getty Images
Jennifer Scholle (namorada de James Blake em 2005) A bela Jennifer Scholle costumava embelezar as quadras de tênis nos jogos de Blake. Pena para o público e para Blake, naturalmente, que eles terminaram
Foto: Getty Images
Irina Davydenko (casada com Nikolay Davydenko) Irina Davydenko acompanha seu marido em jogos e eventos pelo mundo todo, como nessa foto em que ela auxilia em uma sessão de autógrafos
Foto: Getty Images
Gisela Dulko (namorada de Fernando Gonzalez em 2010) Principal tenista sul-americana nos últimos anos, a argentina Gisela Dulko recentemente se casou com o volante Fernando Gago, ex-Real Madrid, que atualmente defende a Roma
Foto: Getty Images
Daniela Castillo (ex-namorada de Fernando González) A cantora chilena Daniela Castillo e o tenista Fernando González iniciaram um relacionamento ainda em 2009, mas romperam no ano passado
Foto: Getty Images
Dominika Cibulkova (namorou Gael Monfils - 2007/08 - e Jurgen Melzer - 2008/09) A eslovaca Dominika Cibulkova namorou duas estrelas da ATP. Primeiro o francês Gael Monfils, depois o austríaco Jurgen Melzer, de 2008 a 2009
Foto: Getty Images
Elena Bovina (rápido caso com Nenad Zimonjic em 2004)O sérvio Nenad Zimonjic se envolveu com tenista russa Elena Bovina na época em que os dois disputavam torneios de duplas mistas juntos
Foto: Getty Images
Bec Cartwright (casada com Lleyton Hewitt) Lleyton Hewitt foi noivo de Kim Clijsters. O compromisso dos dois acabou, porém, quando Bec Cartwright entrou em cena; a atriz e cantora australiana conquistou Hewitt e se casou com ele