Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Surfe

Yago Dora é campeão em Trestles e cola na liderança da WSL

Yago Dora apresentou uma perfomance histórica na Califórnia, descartando duas notas excelentes durante a final contra Igarashi.

14 jun 2025 - 19h23
(atualizado às 19h23)
Compartilhar
Exibir comentários
Yago Dora é campeão da etapa da WSL em Trestles.
Yago Dora é campeão da etapa da WSL em Trestles.
Foto: Emma Sharon/WSL / Esporte News Mundo

A Brazilian Storm subiu ao topo do pódio da WSL em Trestles com Yago Dora! O surfista catarinense venceu Kanoa Igarashi na decisão da oitava etapa do Championship Tour neste sábado (14) e foi campeão do evento na Califórnia, Estados Unidos. Com o resultado, o brasileiro subiu uma posição no ranking e assumiu a vice-liderança da tabela. Este foi o segundo triunfo de Dora na temporada 2025, já que também venceu o evento em Portugal.

Em um pico que potencializa manobras aéreas e se assemelha à Saquarema, Yago Dora apresentou uma perfomance brilhante ao longo da prova e dominou o Finals Day. A etapa de Trestles foi recheada de muita polêmica de arbitragem e com Dora não foi diferente. Depois de eliminações controversas de Italo Ferreira, Filipe Toledo e Alejo Muniz, Dora quase caiu diante de Griffin Colapinto, mas foi frio para se manter concentrado e reverter o resultado na semifinal.

Antes disso, Yago entrou em ação contra Ethan Ewing e também precisou controlar os nervos para avançar de fase. O brasileiro perdia até o minuto derradeiro, mas foi eficaz em sua última tentativa, aplicou uma decolagem perfeita que, apesar de subvalorizada, foi o suficiente para somar 7.60 pontos e garantir a classificação.

A semifinal contra Griffin Colapinto foi marcada por uma arbitragem extremamente questionável, mas Yago Dora se mostrou imbatível. A grande polêmica da bateria envolveu um momento em que o brasileiro executou um aéreo impressionante, aterrissou em pé na prancha e, em seguida, mergulhou no mar. No entanto, os juízes da WSL consideraram que Dora não havia completado a manobra, decisão que gerou críticas até mesmo de Kelly Slater. O lendário surfista norte-americano, que participava da transmissão oficial da WSL no local, afirmou que Yago havia finalizado sua tentativa com precisão.

O critério equivocado rendeu apenas 3 pontos ao brasileiro. Mesmo assim, Yago Dora deixou a decepção de lado e foi ao ataque novamente. Desta vez, faltando poucos minutos para o término do embate, cravou dois aéreos em uma mesma onda e recebeu a nota 8.90, mais condizente com o que foi apresentado nas águas de Trestles.

Chegava o momento da grande decisão da etapa. Kanoa Igarashi, apesar de atualmente defender a bandeira japonesa, nasceu na Califórnia e despontou no surfe em Huntington Beach, pico próximo a Trestles. Com isso, a maioria da torcida torceu fervorosamente pelo atleta. Yago Dora não se abalou com a pressão externa e mostrou que está caminhando corretamente em direção à Finals da WSL.

Dora disputou a final com um show de surfe, decolando na primeira onda e conquistando uma nota 9.53. Em sua segunda tentativa, utilizou a borda da prancha para explorar a parede com extrema qualidade e ainda finalizou com uma rotação na rampa. Depois, Yago ainda somou uma nota 8.37 com outros dois aéreos na mesma onda, chegando ao maior somatório do evento entre os homens. O brasileiro descartou duas notas na casa dos 8 pontos durante a bateria. Igarashi teve um ótimo desempenho na decisão, mas encontrou um adversário que estava imparável. Mesmo assim, ultrapassou Italo Ferreira no ranking e chegou ao top 3.

A próxima etapa será em Saquarema, com janela marcada para os dias 21 a 30 de junho. Dora tem um título da etapa carioca no currículo e foi finalista do evento no ano passado, fato que o torna um dos grandes favoritos a levantar a taça em 2025.

Esporte News Mundo
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade