Yago Dora compete em piscina de ondas na Austrália nesta quinta-feira
Yago Dora competirá pela primeira vez após vitória no WSL Finals.
O atual campeão mundial de surfe na WSL já está em ritmo de competição novamente. Yago Dora vai viajar a Sydney, na Austrália, para participar de uma prova em uma piscina de ondas artificiais que começa na quinta-feira (9), fuso-horário de Brasília. O evento é promovido pela Stab Magazine, referência mundial em jornalismo de surfe, e tem como foco exclusivo as manobras aéreas, deixando de lado tubos e manobras de borda. Quem também está confirmada no torneio é a dona da casa, Molly Picklum, que foi a melhor do ranking feminino em 2025.
Yago se junta a outros 32 homens em uma competição com regras um pouco diferentes dos eventos em ondas artificiais organizados pela WSL. Cada atleta surfa duas tentativas para cada lado. Os 10 maiores pontuadores são determinados apenas pela melhor manobra aérea e avançam às semifinais. Não há disputa de bateria, ou seja, todos disputam vagas entre si. Na repescagem, cada participante tem uma chance para escolher o lado da onda e os 2 melhores pontuadores desta tentativa entram na semifinal.
Na fase anterior à decisão, os homens têm direito a três ondas para cada lado, e apenas quatro se classificam para a disputa do título em Sydney. A semifinal é definida pelo melhor aéreo único de cada surfista, independentemente da direção. Já a grande final mantém o mesmo número de tentativas para direitas e esquerdas, mas o resultado é determinado pela soma das duas maiores notas — uma obrigatoriamente em cada direção. O evento é dividido em categoria masculina e feminina.
Atletas de topo como Dora e Picklum buscam alternativas para manter a boa fase durante a pausa na WSL. A dupla levantou taças do campeonato mundial no dia 1 de setembro de 2025 e só tem agenda marcada em 1 de abril de 2026, na abertura do calendário em Bells Beach, Austrália.
Confira a lista dos participantes do Stab High Sydney 2025:
| 1 | Yago Dora | Brasil |
| 2 | Chippa Wilson | Austrália |
| 3 | Harry Bryant | Austrália |
| 4 | Noa Deane | Austrália |
| 5 | Mikey Wright | Austrália |
| 6 | Julian Wilson | Austrália |
| 7 | Kael Walsh | Austrália |
| 8 | Shaun Manners | Austrália |
| 9 | Hughie Vaughan | Austrália |
| 10 | Dane Henry | Austrália |
| 11 | Makana Franzmann | Austrália |
| 12 | Lennix Smith | Austrália |
| 13 | Dom Thomas | Austrália |
| 14 | Grayson Hinrichs | Austrália |
| 15 | Kanaiya Webb | Austrália |
| 16 | Kai Hing | Austrália |
| 17 | Keegan Palmer | Austrália |
| 18 | Judd Henkes | Estados Unidos |
| 19 | Eithan Osborne | Estados Unidos |
| 20 | Parker Coffin | Estados Unidos |
| 21 | Ian Crane | Estados Unidos |
| 22 | Robbie McCormick | Estados Unidos |
| 23 | Jacob Szekely | Estados Unidos |
| 24 | Cam Richards | Estados Unidos |
| 25 | Shane Borland | Estados Unidos |
| 26 | Timo Simmers | Estados Unidos |
| 27 | Greyson Fletcher | Estados Unidos |
| 28 | Balaram Stack | Estados Unidos |
| 29 | Jackson Dorian | Havaí |
| 30 | Matt Meola | Havaí |
| 31 | Noah Beschen | Havaí |
| 32 | Albee Layer | Havaí |
| 33 | Ryji Masuda | Japão |
| 1 | Molly Picklum | Austrália |
| 2 | Sierra Kerr | Austrália |
| 3 | Austrália | Austrália |
| 4 | Sky Brown | Inglaterra |
| 5 | Bella Kenworthy | Estados Unidos |