Vivo Rio Pro: Miguel Pupo bate Yago Dora e avança à semifinal, e Italo Ferreia é eliminado
Surfista paulista levou a melhor no duelo contra o compatriota na etapa brasileira da WSL
Miguel Pupo levou a melhor contra Yago Doria no duelo brasileiro e garantiu vaga na semifinal no Vivo Rio Pro, etapa brasileira da WSL (Circuito Mundial de Surfe), disputado em Saquarema, na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Com o triunfo, o surfista paulista impediu o bicampeonato do vice-líder da WSL. Yago Doria ficou em segundo lugar na disputa na Praia de Itaúna no ano passado e conquistou o título em 2023.
Pupo conseguiu duas boas notas em três ondas surfadas. Na luta por uma vaga na final, ele encara o norte-americano Cole Houshmand que venceu um duelo apertado contra o compatriota Jake Marshall por 13,50 x 13,26.
No outro duelo das quartas de final, Italo Ferreira acabou derrotado pelo australiano Ethan Ewing por 13,40 x 14,43 e deu adeus a chance de repetir o título do ano passado.
Domínio brasileiro
Os brasileiros tentam manter o domínio caseiro em Saquarema, já que venceram as últimas seis edições da etapa. Em 2017 quem venceu foi Adriano de Souza, abrindo os caminhos para o legado brasileiro que estava por vir. Depois, deu Filipe Toledo três vezes seguidas --em 2018, 2019 e 2022.
Já nos anos de 2020 e 2021, as edições não aconteceram por causa da pandemia da covid-19. A retomada foi em 2023, com Yago Dora levando a melhor. Por fim, em 2024, o brilho foi de Ítalo Ferreira.
Antes de 2017, o Brasil também chegou ao topo do pódio algumas vezes:
- 2015 - Filipe Toledo (BRA) - Postinho da Barra da Tijuca, Rio de Janeiro;
- 2011 - Adriano de Souza (BRA) - Barra da Tijuca e Arpoador, Rio de Janeiro (RJ);
- 2010 - Jadson André (BRA) - Praia da Vila, Imbituba (SC);
- 1998 - Peterson Rosa (BRA) - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ).