Quem é Yago Dora, surfista que promete se destacar no WSL
Com performance histórica na Califórnia, surfista teve boas notas na final contra Igarashi
Yago Dora, surfista de 27 anos, destacou-se na WSL 2025 com vitórias em Portugal e na Califórnia, consolidando-se como promessa mundial e vice-líder do circuito. Próxima etapa: Saquarema.
O surfista brasileiro Yago Dora tornou-se um dos principais nomes do país no surfe no último sábado, 14, ao subir no pódio da World Surf League (WSL), e caminha para a final do campeonato na vice-liderança da tabela.
Esse foi o segundo triunfo de Dora na temporada 2025. Mas quem é Yago Dora? O nome tem tudo para ficar cada vez mais conhecido no cenário do surfe mundial.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O jovem de 27 anos nasceu em Curitiba, mas foi criado em Florianópolis, Santa Catarina.
Ele começou no surfe aos 11 anos, e antes sonhava em ser jogador de futebol. Ele trocou as quadras pelo mar com ajuda do pai, Leandro Dora, que hoje é seu treinador. Leandro também é conhecido por treinar outros surfistas profissionais, como Jack Robinson.
Apontado como um dos nomes mais promissores do surfe brasileiro, Yago possui um estilo técnico e arrojado, conhecido por suas manobras aéreas.
A carreira de Yago na elite mundial pelo WSL Championship Tour começou em 2017, quando ele apareceu no circuito como convidado na etapa de Saquarema, no Rio Pro. Na ocasião, ele derrotou grandes nomes como Gabriel Medina, John John Florence e Mick Fanning, chegando até as semifinais. Desde 2018, ele figura na elite mundial da WSL.
Neste ano de 2025, Yago Dora conquistou o título do MEO Rip Curl Pro Portugal, que foi a terceira etapa do Championship Tour da WSL. Ele venceu uma final brasileira contra Italo Ferreira em Supertubos, Peniche.
No último fim de semana, em 14 de junho, venceu a etapa na Califórnia, sendo seu segundo triunfo neste ano. Na grande decisão contra o japonês Kanoa Igarashi, Dora foi soberano, alcançando o maior somatório do evento masculino: 17.90 pontos, descartando inclusive notas na casa dos 8. Igarashi fez uma ótima final (16.07), mas não conseguiu parar o brasileiro.
A próxima etapa será em Saquarema, com janela marcada para os dias 21 a 30 de junho. Dora tem um título da etapa carioca no currículo e foi finalista do evento no ano passado, fato que o torna um dos grandes favoritos a levantar a taça em 2025.