Como Gabriel Medina e John John Florence usaram o tempo afastados da WSL
Medina e Florence se ausentaram do Championship Tour em 2025 e vão retornar juntos em 2026.
Os dois maiores surfistas da atual geração da WSL se ausentaram do Championship Tour em 2025. Gabriel Medina e John John Florence não disputaram o título mundial da temporada por motivos diferentes, mas estão confirmados nas etapas de 2026. O brasileiro ficou afastado devido a uma lesão sofrida durante o período de treinamentos em janeiro, enquanto o havaiano optou por explorar o tempo livre em viagens com a família e dedicação a sua empresa de roupas.
Os tricampeões mundiais retornam oficialmente ao cenário competitivo em abril de 2026, na abertura do CT, durante a etapa de Bells Beach, na Austrália. No entanto, Florence chegou a participar do evento inicial do calendário de 2025, quando perdeu nas oitavas de final em Pipeline para o compatriota Barron Mamiya. Desde então, passou a viajar de barco a vela com a esposa e o filho, iniciando a aventura no mar nos arredores da Nova Zelândia.
Recentemente, John John anunciou que superou a marca de 3.200 km rodados na viagem marítima ao longo de 6 meses. Além disso, o tempo longe das competições abriu espaço para que o havaiano pudesse entrar na área audiovisual, filmando sessões de surfe e outros momentos, inclusive com um projeto encaminhado para apresentá-lo ao público futuramente. Outra área de atuação foi no mercado dos negócios, já que John se dedicou a sua marca de roupas e acessórios chamada Florence Marine X.
Gabriel, por sua vez, passou os primeiros meses do ano focado na recuperação da lesão no ombro que o tirou da temporada da WSL. O paulista já voltou a surfar normalmente, passando boa parte do tempo treinando em piscinas de ondas artificiais. Ele chegou a solicitar uma vaga para a etapa em Teahupo'o, que foi disputada em agosto, mas não foi atendido por conta da falta de vagas. Fora d'água, Medina também aproveitou para ampliar sua participação no mercado de marketing, se aventurando em propagandas para diversas empresas e participações em podcasts nas redes sociais.
Enquanto Medina viveu um período mais agitado em diferentes áreas, Florence optou por fugir do mundo noticiário. Ambos os surfistas devem estar prontos para a competição do Championship Tour de 2026, que sofreu muitas mudanças em relação ao calendário anterior. A dupla esgotou os convites que a WSL oferece para que atletas possam fazer parte das etapas de uma temporada mesmo tendo sido ausência do CT, ou seja, sem a pontuação necessária para atingir a classificação via ranking do ano anterior.
É possível que os rivais disputem etapas do Challenger Series em seus respectivos países antes do início do CT. A agenda da divisão de acesso tem uma etapa em Saquarema programada para outubro de 2025 e uma competição em Pipeline marcada para janeiro de 2026. Medina e Florence já participaram de etapas desta categoria atuando como convidados em 2022, quando venceram um evento no Rio de Janeiro e em Haleiwa, respectivamente.
Gabriel Medina e John John Florence já entram na lista de favoritos a disputa pelo troféu da WSL em 2026 mesmo sem ritmo de competição. O calendário é extremamente favorável a ambos, e é provável que os rivais disputem a liderança do ranking a cada etapa. Considerando que a primeira parte é um pouco mais favorável ao havaiano e o segundo recorte tem "a cara" do brasileiro, a briga deve ser equilibrada e, evidentemente, acompanhada de outros adversários que disputarem a elite do surfe.
Por enquanto, os fãs ficam restritos a acompanhar os atletas sem a lycra de competição, mas certamente com expectativas pelo que Medina e Florence podem apresentar quando voltarem a competir profissionalmente. No cenário atual, o WSL Finals está prestes a começar e as baterias devem ser disputadas entre os dias 1 e 2 de setembro. Yago Dora e Ítalo Ferreira são os brasileiros vivos na última etapa de 2025.