Grêmio x Sport: Terra acompanha confronto minuto a minuto
Desde que o returno do Campeonato Brasileiro começou, o Grêmio está beliscando um lugar no G-4. Nesta quarta-feira, o time de Luiz Felipe Scolari terá, pela oitava rodada seguida, a chance de ingressar no grupo dos classificados à Libertadores do ano que vem. O adversário será o Sport, outrora um concorrente direto, mas que acabou perdendo terreno e hoje está sete pontos atrás, na nona colocação, com 36 pontos. A partida será na Arena, em Porto Alegre, às 22h (de Brasília), e o Terra acompanha minuto a minuto a partir das 21h45.
As tentativas frustradas de entrar no G-4 começaram na 20ª rodada, quando o Grêmio bateu o Atlético-PR na Arena, dormiu um dia como quarto colocado, mas perdeu a condição para o Corinthians no dia seguinte. Na 25ª rodada, a equipe de Felipão parecia que finalmente conquistaria este posto ao derrotar o Botafogo, mas dois gols do Atlético-MG no fim diante do Vitória adiaram os planos. Nesta quarta, mesmo após a derrota para o São Paulo, o Grêmio só não dormirá em quarto se perder.
O objetivo, porém, é a vitória: somente um resultado positivo do Galo diante do Fluminense, no Rio, frustraria os planos novamente, neste caso. “A necessidade das vitórias só aumenta neste momento do campeonato. É com esse pensamento que vamos entrar em campo contra o Sport, que está fazendo uma boa campanha. Mas, em casa, ao lado da nossa torcida, não podemos pensar em outro resultado que não seja a conquista dos três pontos. Queremos entrar no G-4 e não sair mais”, afirma o volante Ramiro.
A derrota para o São Paulo no último sábado encerrou uma série de nove partidas invictas e oito sem tomar gols do time gaúcho na competição. Diante do Sport, o retrospecto é amplamente positivo: em 19 jogos oficiais contra o Leão em Porto Alegre na história, o Grêmio venceu 16 e empatou três. Esta será a primeira vez que ambos se encontrarão na nova Arena gremista.
Para o jogo desta quarta, porém, Felipão terá três desfalques, dois deles titulares. O goleiro Marcelo Grohe, convocado para integrar a seleção brasileira, dá lugar a Tiago. No meio, Luan, convocado pela seleção sub-21, deve ser substituído por Alán Ruiz, embora Giuliano também tenha chances de iniciar. O volante reserva Matheus Biteco, convocado também para o time sub-21 do Brasil, é outra baixa.
O Sport, ao contrário, terá três voltas ao time para o duelo desta quarta-feira. São eles o zagueiro Ferron, o volante Ronaldo e o atacante Érico Júnior. “Clinicamente esses três jogadores já estão liberados e, como se apresentaram bem a Inaldo estão à disposição de Eduardo Baptista para o próximo jogo”, afirmou o diretor médico do Leão, Stemberg Vasconcelos. O volante William, com lesão no joelho, está fora e só deve voltar em 20 dias à equipe.
A grande preocupação do técnico Eduardo Baptista é estancar a série de péssimos resultados longe de Recife. Em 13 jogos como visitante, o Sport venceu dois, empatou dois e perdeu os outros nove. A equipe acumula sete derrotas consecutivas fora de casa, com um gol marcado e 17 sofridos. A última vitória longe de casa foi na 9ª rodada, disputada há quatro meses, sobre o Vitória.
"A forma tática é a mesma que usamos em casa, o desenho é o mesmo. Não consigo explicar taticamente o que acontece", admitiu o treinador da equipe pernambucana, após a derrota por 3 a 0 para o Corinthians, em São Paulo, no último sábado.
FICHA TÉCNICA
GRÊMIO X SPORT
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre
Data: 8 de outubro de 2014, quarta-feira
Horário: 22h (de Brasília)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (Fifa-RJ)
Assistentes: Rodrigo Henrique Corrêa (Esp-RJ) e Luiz Cláudio Regazone (Asp. Fifa-RJ)
GRÊMIO: Tiago; Pará, Geromel, Rhodolfo e Zé Roberto; Walace, Fellipe Bastos, Ramiro, Alán Ruiz e Dudu; Barcos
Técnico: Luiz Felipe Scolari
SPORT: Magrão; Patric, Ferron, Durval e Renê; Ronaldo, Rithely, Ibson e Felipe Azevedo; Diego Souza e Neto Baiano
Técnico: Eduardo Baptista