Script = https://s1.trrsf.com/update-1790713512/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Publicidade

Skatista espanhol ultrapassa 150 km/h em descida e quebra recorde mundial; assista

Diego Poncelet, de 27 anos, é bicampeão do mundo da modalidade downhill e alcançou o feito no Canadá

15 out 2026 - 19h06
(atualizado às 19h20)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
O skatista espanhol Diego Poncelet, de 27 anos, quebrou o recorde mundial de velocidade em pé sobre um skate ao atingir 151,83 km/h em Quebec, no Canadá. Bicampeão de skate downhill, o atleta alcançou a marca na Route des Éboulements, uma estrada com 18% de inclinação. O feito inédito foi possível graças a um treinamento focado em máxima aerodinâmica, memorização do trajeto de 2 km e condições climáticas favoráveis, com vento a favor durante a descida.

O espanhol Diego Poncelet, de 27 anos, quebrou o recorde mundial de velocidade em pé em um skate ao alcançar a marca de 151,83 km/h. A descida ocorreu no final de setembro em trecho interditado da região de Charlevoix, em Quebec, no Canadá.

Nascido na Cidade do México, Diego foi criado na Espanha e na Suíça. Ele foi bicampeão mundial consecutivo de skate downhill entre 2022 e 2023. Na segunda disputa, o atleta bateu o australiano Harry Clarke, que venceu a edição deste ano, no Paraguai.

Diego Poncelet, skatista espanhol de downhill
Diego Poncelet, skatista espanhol de downhill
Foto: Divulgação/Red Bull / Estadão

No primeiro dia de tentativas, Poncelet já alcançou 91,27 milhas por hora, o equivalente a 146,88 km/h. Pouco tempo depois, ele voltou a descer o percurso e conseguiu superar a barreira de 150 km/h.

De acordo com o comunicado da Red Bull sobre o ocorrido, a escolha da estrada, a Route des Éboulements, foi fundamental para a quebra do recorde, por ela ter 2,04 quilômetros de extensão e uma reta com a inclinação de 18%.

Diego Poncelet também intensificou a sua preparação em "tornar seu corpo o mais aerodinâmico possível". Ele trabalhou a mobilidade do tronco e do pescoço, para conseguir efetuar a descida em posição bastante compacta.

Na janela climática mais favorável, o espanhol desceu no skate com um vento a favor de 10 a 14 km/h. Ele decorou todas as curvas do trajeto e utilizou as linhas brancas do asfalto para se guiar até o fim do percurso.

Estadão
Compartilhar
TAGS

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra