Sinner cai em grupo com Zverev e Shelton no ATP Finals
Já a outra chave terá Alcaraz, Fritz, Djokovic e De Minaur
O ATP Finals, torneio que reúne os oito melhores tenistas da temporada, sorteou nesta quinta-feira (6) os grupos da edição de 2025, que começa no próximo domingo (9), em Turim, na Itália.
O anfitrião Jannik Sinner, número 1 do mundo, caiu no grupo Bjorn Borg, em homenagem ao lendário ex-tenista sueco, ao lado do alemão Alexander Zverev (3º no ranking) e do americano Ben Shelton (6º).
O quarto componente da chave será o canadense Félix Auger-Aliassime (8º) ou o italiano Lorenzo Musetti (9º), já que este último ainda pode se classificar para o ATP Finals caso conquiste o ATP 250 de Atenas, na Grécia, nesta semana.
Já o grupo Jimmy Connors, em homenagem do também lendário ex-tenista americano, terá o vice-líder do ranking mundial, Carlos Alcaraz, da Espanha, além do americano Taylor Fritz (4º), do sérvio Novak Djokovic (5º) e do australiano Alex de Minaur (7º).
Djokovic, tenista mais vencedor da história, também disputa o ATP 250 de Atenas, torneio organizado por ele mesmo, e ainda não decidiu se irá a Turim. Caso ele desista, tanto Auger-Aliassime quanto Musetti jogarão o Finals.
O torneio mais importante do calendário depois dos Grand Slams será realizado de 9 a 16 de novembro e valerá a liderança do ranking mundial: para encerrar o ano como número 1, Sinner precisará confirmar o título conquistado em 2024, e de forma invicta, além de torcer para Alcaraz não ganhar mais do que duas partidas.
Na primeira fase, todos jogam contra todos dentro de um mesmo grupo, e os dois melhores de cada chave passam para as semifinais. Djokovic é o maior vencedor do Finals, com sete títulos, seguido pelo suíço Roger Federer, com seis.
Dos participantes deste ano, além do sérvio, apenas Zverev (2018 e 2021) e Sinner (2024) já foram campeões.