Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Logo do São Paulo

São Paulo

Favoritar Time

Torcida da Ponte Preta cala o Morumbi e "homenageia" Juvenal

21 nov 2013 - 11h10
(atualizado às 11h14)
Compartilhar
Exibir comentários

"Uma torcida que tem um time". Essa frase, bastante utilizada pelos pontepretanos, definiu bem o que aconteceu na noite do dia 20 de novembro de 2013. Os ingressos dos visitantes não foram esgotados, talvez pelo clima de guerra instalado antes do jogo, mas quem compareceu ao Morumbi estava representando milhares de pessoas que preferiram não se arriscar a pegar estradas. Depois de um começo sonolento, a Ponte Preta contou com o apoio dos quase 3 mil torcedores no estádio e voltou para Campinas com um 3 a 1 na bagagem, ficando muito perto da final da Copa Sul-Americana.

<p>Quase 3 mil pontepretanos fizeram a festa no Morumbi</p>
Quase 3 mil pontepretanos fizeram a festa no Morumbi
Foto: Marcelo Pereira / Terra

Os pontepretanos se dividiram em carros, vans e ônibus para deixar Campinas com destino a São Paulo. Aos poucos, os torcedores iam chegando aos arredores do Morumbi, e o clima era pacífico. Famílias e amigos aproveitavam para tomar suas cervejas e conversar antes da partida. Com a polícia por perto, são-paulinos passavam entre a torcida adversária, e o máximo que ouviam eram xingamentos, mas nada de brigas.

Com o passar do tempo, o número de pontepretanos ia aumentando, e a polícia terminou de instalar os tapumes de metal para separar as duas torcidas – o São Paulo reclamou da segurança no Estádio Moisés Lucarelli, mas a chance de acontecer uma briga no Morumbi é grande, já que a entrada dos visitantes é praticamente a mesma dos mandantes. A rua ficou tomada por alvinegros por volta das 20h, quando os cinco ônibus que deixaram Campinas com as torcidas organizadas chegaram. Batuques, bandeiras e muitas pessoas empolgadas iam entrando no estádio para se aconchegar nas cadeiras.

O começo ruim da Ponte Preta e o gol marcado por Paulo Henrique Ganso deram uma desanimada nos torcedores, que mesmo assim apoiavam os jogadores acreditando em uma reação. E foi justamente isso que aconteceu. Aos 43min, Antônio Carlos jogou contra as próprias redes e fez a festa dos alvinegros, que depois disso não pararam de cantar um minuto sequer. Os gols de Leonardo e Uendel transformaram o Morumbi no Moisés Lucarelli. Os quase 3 mil pontepretanos fizeram o que parecia impossível: calar 50 mil são-paulinos. A festa foi ainda maior com a chuva que caía na capital, não deixando ninguém parado.

Ponte Preta poderá perder por até dois gols de vantagem para ficar com a vaga no jogo de volta
Ponte Preta poderá perder por até dois gols de vantagem para ficar com a vaga no jogo de volta
Foto: Marcelo Pereira / Terra

Durante o jogo, a torcida relembrou o fato de a Conmebol ter vetado o Moisés Lucarelli para a próxima quarta-feira – 2ª partida da semifinal – devido a um pedido da diretoria do São Paulo, que alegou falta de segurança em Campinas. Os pontepretanos cantavam: "b..., medroso, fugiu do Majestoso". O presidente do clube tricolor, Juvenal Juvêncio, que ironizou o fato da Ponte nunca ter conquistado nenhum título, também foi lembrado nas arquibancadas, sendo bastante "homenageado" com ofensas.

Crianças, adolescentes, adultos e idosos se abraçavam nos minutos finais. Os mais sensíveis choravam copiosamente. Assim que o árbitro argentino Diego Abal apitou o fim da partida, a torcida que fazia festa desde que entrou no Morumbi ficou por um minuto em silêncio. Ninguém ali acreditava no que estava acontecendo. "Só vou acreditar quando chegar em Campinas", "preciso ver esse jogo de novo para ver se é verdade", diziam alguns. Mas o placar eletrônico mostrava que a Ponte realmente havia vencido o São Paulo por 3 a 1. Assim, o barulho voltou ao setor dos visitantes até a hora de os torcedores serem "expulsos" das arquibancadas.

O resultado deixou os pontepretanos animados com a possível vaga para a final da Copa Sul-Americana. E na saída do Morumbi, muitos deles já começavam a combinar carona para Mogi Mirim, local onde deve ser realizado o segundo jogo da semifinal. Se o clube campineiro vai se classificar, ninguém pode prever, mas o dia 20 de novembro ficará marcado na memória de todos os presentes.

Internautas ironizam "mico" do São Paulo contra Ponte; veja memes

Fonte: André Regi Esmeriz - Especial para o Terra André Regi Esmeriz - Especial para o Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade