PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul
Logo do São Paulo

São Paulo

Favoritar Time

Entenda as principais causas da lesão sofrida por Pablo Maia, volante do São Paulo

Volante passou por cirurgia para reinserção do tendão conjunto do semitendíneo e bíceps femoral da coxa esquerda.

3 mai 2024 - 22h09
(atualizado às 22h09)
Compartilhar
Exibir comentários
Pablo Maia no São Paulo
Pablo Maia no São Paulo
Foto: Paulo Pinto / saopaulofc.net / Esporte News Mundo

O volante Pablo Maia, do São Paulo, passou por cirurgia na última quarta-feira (01) para reinserção do tendão conjunto do semitendíneo e bíceps femoral da coxa esquerda. O procedimento foi bem sucedido, mas o jogador deve ficar fora dos gramados por um bom tempo. Entenda o que causa a lesão, os sintomas e o tratamento.

Pablo, de 22 anos, sofreu a lesão na coxa esquerda no último treinamento antes do clássico contra o Palmeiras, pela quarta rodada do Brasileirão. Após exames de imagem, o departamento médico do São Paulo informou a necessidade da cirurgia.

Médica do esporte e na área do futebol há mais de 20 anos, a Dra. Flávia Magalhães, contou quais são as causas mais recorrentes da contusão que Pablo Maia sofreu e as consequências que ela pode trazer para o volante.

- Os músculos posteriores da coxa são divididos em bíceps (póstero lateral da coxa), semitendíneo e semimembranoso (póstero mediais da coxa). Estes últimos são chamados de isquiotibiais. Tais músculos se originam na pelve e descem por trás da coxa, se conectando na perna dos indivíduos. A principal causa da lesão nesse músculo é a sobrecarga muscular. Quando os isquiotibiais não resistem à força realizada pelo quadríceps (músculo anterior da coxa), eles podem se romper, como no caso do Pablo. Aí é necessária a cirurgia, seja para inserir o músculo e tendão, seja para unir partes do músculo, ou para inserir o tendão no osso.

Flávia já atuou em casos similares ao do são-paulino. A médica especialista na área de esporte também conta como é a recuperação do jogador.

- Os protocolos são variados conforme o grau da lesão e os dividimos em etapas. A primeira fase é o PRICE que, traduzido, significa repouso, gelo, compressão e elevação. Pode ser necessário uso de muletas, retirando apoio para um melhor conforto do atleta. A fase inicial visa reduzir o edema, ou hematoma, e promover a analgesia. Depois ele segue no tratamento fisioterápico para uma correta cicatrização. A evolução conta com exercícios de flexibilidade e alongamento. Posteriormente ocorre o fortalecimento progressivo e o treinamento específico do atleta.

Outro fator importante, segundo a médica, é o mental do jogador.

- Em casos como esse, não podemos negligenciar a parte mental, porque ela é um importante componente para o retorno do profissional aos treinos e jogos", conclui.

O São Paulo informou que a cirurgia de Pablo correu muito bem, e que o volante começará o processo de recuperação nos próximos dias.

Pablo Maia em recuperação –
Pablo Maia em recuperação –
Foto: Reprodução Instagram @pablo_maia02 / Esporte News Mundo

Para saber tudo sobre o São Paulo, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram

PRÓXIMO JOGO DO SÃO PAULO

O São Paulo visita Salvador, na Bahia, no domingo, 05 de maio, para enfrentar o Vitória no Barradão, às 16h (de Brasília), pela quinta rodada do Brasileirão. A Globo transmite o confronto para os estados do SP, BA, PR, MG (exceto Araxá, Ituiutaba, Juiz de Fora, Uberaba e Uberlândia), MS, MT e AL. Já o Premiere exibe para todo o país.

No torneio nacional, o time paulista ocupa a 14ª posição com quatro pontos, somados em uma vitória, um empate e duas derrotas. Já o Leão está em 18º, na zona de rebaixamento, após um empate e duas derrotas, mas com um jogo a menos.

Esporte News Mundo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade