Santos anuncia Juan Pablo Vojvoda como novo técnico
O argentino substitui Cleber Xavier assina com o Peixe até o fim de 2026
Santos anuncia Juan Pablo Vojvoda como novo técnico até o fim de 2026, substituindo Cleber Xavier após derrota no Brasileirão; estreia na Vila Belmiro será contra o Fluminense, dia 31.
O Santos anunciou, nesta sexta-feira, 22, a contratação de Juan Pablo Vojvoda como novo técnico do clube. O argentino, de 50 anos, irá substituir Cleber Xavier, que foi demitido após o último jogo, em que o Peixe foi derrotado pelo Vasco no Campeonato Brasileiro.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O clube também recebe nova equipe técnica junto com Vojvoda, incluindo os auxiliares Nahuel Martinez e Gáston Liendo, o preparador físico Luis Azpiazu, o preparador de goleiros Santiago Piccinini e o psicólogo Christian Rodrigues.
O novo técnico desembarca no Brasil no sábado, 23, vindo de Buenos Aires. O time enfrenta o Bahia fora de casa no domingo, 24. Vojvoda deve viajar no dia do jogo, acompanhado do presidente do clube, Marcelo Teixeira, e seu filho, em um avião particular, para Salvador.
O contrato de Vojvoda vai até o fim de 2026. As negociações avançaram desde quarta-feira, 20, após o Peixe descartar a vinda de Jorge Sampaoli, e encerrar as conversas. Nesta quinta, as partes chegaram a um acordo e o contrato foi feito. A assinatura aconteceu à noite.
O primeiro jogo do novo técnico à frente do Santos na Vila Belmiro acontece no domingo, dia 31 de agosto, contra o Fluminense.
O alvinegro joga contra o Bahia neste domingo, com Matheus Bachi à frente da equipe. O auxiliar, que chegou com Cleber Xavier, vai continuar no clube.
Quem é Juan Pablo Vojvoda
O Santos buscava um técnico com perfil ponderado e equilibrado. Vojvoda é visto como um treinador capaz de trabalhar com elencos mais enxutos e ajudar a buscar contratações acessíveis dentro da realidade financeira do clube.
Vojvoda tem passagem por clubes argentinos, tendo começado a carreira como interino no Newell's Old Boys, depois foi para o Defensa y Justicia, Talleres e Huracán, todos antes de chegar à Unión La Calera, do Chile. De lá, foi para o Fortaleza.
Ele ficou de 2021 a 2025 no Leão do Pici, ganhando três edições do Campeonato Cearense, em 21, 22 e 23. Também conquistou duas Copas do Nordeste, em 2022 e 2024. Em 2022, o Fortaleza virou o turno na lanterna do Brasileirão, mas escapou do rebaixamento, feito que nunca foi repetido.