Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Rodeio tem categoria para peões entre 16 e 17 anos

6 jun 2012 - 17h37
Compartilhar

Por volta da década de 1980, sentiu-se a necessidade de criar um rodeio para peões iniciantes. O objetivo era formar novos talentos, já que não existiam escolinhas de montaria. Assim surgiu, em 1987, no Parque do Peão, em Barretos (SP), o Rodeio Júnior, primeiro, e mais conhecido, campeonato para jovens.

Competição já revelou diversos peões, hoje, consagrados no rodeio profissional
Competição já revelou diversos peões, hoje, consagrados no rodeio profissional
Foto: Leandro Nascimento / Divulgação


Desde a fundação, algumas regras foram alteradas, por exemplo, a idade de participação permitida. "Hoje, são aceitos apenas garotos entre 16 e 17 anos", explica Renato Rodrigues de Paula, coordenador da competição barretense. Antigamente, existia uma categoria mirim para jovens de 14 anos.



O tempo de montaria é menor: apenas seis segundos (oito na categoria profissional). Além disso, utiliza-se um touro jovem com um peso menor, aproximadamente 300 quilos.



Embora amadora, a disputa tem suporte profissional. Conta com três juízes profissionais (dois de arena e um de brete) para analisar o desempenho dos competidores e do animal.



Segurança também é exigida. Para participar, o atleta deve ter o equipamento necessário, como corda americana, colete, capacete e, claro, a tradicional roupa de caubói.



A disputa reúne 125 participantes na primeira etapa. Desse grupo, apenas 25 se classificam para a segunda fase e, posteriormente, dez para a fase final. O vencedor recebe um prêmio de R$ 1,5 mil de um total de R$ 5 mil. "O Rodeio Júnior já consagrou vários campeões profissionais", aponta.



Exemplos são Emerson Leonardo, de Ouroeste (SP), Rafael Padilha, de Bauru (SP) e Marco Antonio Draguiroli, de Populina (SP), caubóis que começaram do zero e hoje acumulam títulos na carreira pelo Brasil.



Outro destaque da história do torneio é o barretense Delmo Roberto Mendes, consagrado como o primeiro campeão do Rodeio Júnior, título repetido no ano seguinte. Com tantos nomes de sucesso, é fácil entender porque o Rodeio Júnior reúne vários competidores a cada edição.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra