PUBLICIDADE
Logo do Corinthians

Corinthians

Favoritar Time

O Timão em 2000: de campeão mundial a pior time do mundo

Em 2000, Corinthians foi do céu ao inferno: venceu o Mundial, mas sofreu 10 derrotas seguidas, perdendo mais do que o time pernambucano

16 ago 2019 - 09h24
(atualizado às 09h27)
Compartilhar
Exibir comentários

O ano de 2000 parecia que seria perfeito para o Timão. Logo em janeiro conquistou o primeiro Mundial chancelado pela Fifa, derrotando o Vasco nos pênaltis. Na Libertadores, tudo ia bem até o Corinthians cruzar com o Palmeiras na semifinal da competição. Depois de ser eliminado novamente nas penalidades, a torcida se revoltou, invadiu o Parque São Jorge, chegou a agredir Edílson, que acabou deixando o Timão, assim como Vampeta. Antes, Rincón já havia se transferido para o Santos logo após o título mundial.

 O jogador de futebol, Marcelinho Carioca, após a partida em que o Corinthians se sagrou campeão do primeiro Mundial de Clubes da Fifa ao vencer o Vasco na decisão por pênaltis, no Maracanã
O jogador de futebol, Marcelinho Carioca, após a partida em que o Corinthians se sagrou campeão do primeiro Mundial de Clubes da Fifa ao vencer o Vasco na decisão por pênaltis, no Maracanã
Foto: OTÁVIO MAGALHÃES / Estadão Conteúdo

O clima ruim afetou o desempenho da equipe na Copa João Havelange, que naquele ano substituiu o Brasileiro. Foram dez derrotas seguidas, incluindo um jogo pela Copa Mercosul. Eu trabalhava no site SportsJá! e resolvi pesquisar se o Timão havia batido o recorde do Íbis, que no fim da década de 70 ganhou o apelido de pior time do mundo. Recorri ao amigo Paulo Vinícius Coelho, que na época trabalhava na Revista Placar, e os números mostravam que a equipe pernambucana tinha sofrido nove derrotas consecutivas, mesmo número do Corinthians quando fui atrás da história.

Liguei então para o presidente do Íbis, Osir Ramos, que logo fez uma proposta. “Quero ver se o Corinthians topa fazer um jogo para ver quem é o pior time do mundo", disse o dirigente. 

Com bom humor, Ramos seguiu provocando. "O Corinthians já se igualou ao Íbis. Espero que não perca mais jogos. Se perder mais de dez, não topo o desafio. Ficaria muito humilhante o Íbis jogar com um time pior do que ele.”

Liguei para o então vice-presidente do Corinthians, Antônio Roque Citadini, que irritado recusou a proposta do time pernambucano. Só que a sina do Timão continuou até o fim do ano. A equipe perdeu o décimo jogo, superando o Íbis, e só interrompeu a sequência, empatando com o São Paulo em 0 x 0. Depois, foi derrotado mais duas vezes e terminou na última colocação. Por sorte, não havia rebaixamento naquele ano.

Veja também:

A História de um Sonho - Todas as Casas do Timão Trailer:
Paradinha Esportiva Paradinha Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade