Palmeiras já reverteu placar negativo contra o Flamengo na Copa do Brasil; relembre
Palmeiras e Flamengo se enfrentam nesta quarta-feira (7), no Allianz Parque, valendo vaga
"Cabeça fria, coração quente." Se tem uma expressão que é a cara do Palmeiras de Abel Ferreira, certamente é essa. O time já colocou tais palavras em prática algumas vezes e, diante do Flamengo, em duelo que vale vaga nas quartas de final da Copa do Brasil, o lema precisará estar mais vivo do que nunca, já que o time paulista vai a campo com desvantagem.
Por ter perdido o primeiro jogo por 2 a 0, o Verdão precisará vencer por três gols de diferença para avançar sem precisar depender dos pênaltis. Mas o Alviverde já conseguiu tal feito na Copa do Brasil justamente contra esse adverário.
Em 1999, o Flamengo venceu o primeiro jogo, no Maracanã, por 2 a 1, e também tinha a vantagem para seguir na competição. Naquela ocasião, marcaram os gols Caio e Romário, enquanto Paulo Nunes diminuiu.
No entanto, no confronto de volta, no Palestra Itália, os mandantes golearam o time carioca por 4 a 2 e avançaram à fase semifinal daquela edição. Foram às redes Oséas, Júnior e Euller (duas vezes), e Rodrigo Mendes marcou duas vezes pelos cariocas.
Na semifinal, no entanto, o Verdão - que, na época, era comandado por Felipão - acabou caindo para o Botafogo.
Confrontos na história
Palmeiras e Flamengo se enfrentam pela terceira vez em uma edição da Copa do Brasil. Cada clube levou a melhor uma vez até aqui. Antes do duelo citado acima, nas semifinais de 1997 o Rubro-Negro venceu ambas os jogos (2 a 0 no Maracanã e 1 a 0 no Palestra Itália) e foi à final.
No geral, os rivais já disputaram 12 duelos eliminatórios na história, e o Palmeiras tem vantagem de sete a quatro - em 1945, o confronto válido pela Taça dos Campeões Rio-São Paulo 1944 terminou empatado e ambos foram declarados campeões.
Consideradas apenas competições oficiais, sem caráter amistoso, o Palmeiras venceu o Flamengo em quatro (Copa do Brasil 1999, Copa dos Campeões 2000, Libertadores 2021 e Supercopa do Brasil 2023) e perdeu três (Copa do Brasil 1997, Copa Mercosul 1999 e Supercopa do Brasil 2021).