Abel Ferreira nega pênalti claro do Palmeiras, que juiz não marcou
Falha da arbitragem no pênalti de Allan sobre Gonzalo Tapia repercutiu mal, mas, desta vez, Abel Ferreira não criticou: o erro lhe favoreceu
O técnico Abel Ferreira preferiu conter críticas à arbitragem e afirmou não ter visto pênalti no lance envolvendo Allan e Gonzalo Tapia, no segundo tempo da vitória do Palmeiras por 3 a 2 sobre o São Paulo, neste domingo (5/10), pelo Campeonato Brasileiro. O Tricolor vencia por 2 a 0 quando o pênalti, bastante claro, aconteceu. O árbitro não marcou e o VAR não se manifestou.
Abel, que costuma ser irônico e incisivo quando a vítima do erro é o Palmeiras, negou a penalidade.
"Eu ainda não vi a repetição, mas, pelo que lembro, o Allan escorrega e depois toca no adversário. A bola não estava em disputa, estava longe do lance. Se fosse uma jogada em que o jogador do São Paulo pudesse disputar a bola, aí sim seria pênalti. Do jeito que aconteceu, foi sem querer. Na minha opinião, não é pênalti", explicou o treinador.
Apesar da controvérsia, Abel defendeu avanços estruturais na arbitragem brasileira. "É preciso um organismo independente, união entre os árbitros, melhores salários e profissionalização. Essas mudanças não acontecem da noite para o dia", ponderou.
O treinador português reconheceu a superioridade do São Paulo na etapa inicial e admitiu que o Palmeiras entrou desligado.
"No primeiro tempo não vi o meu time. Jogar contra São Paulo, Corinthians e Santos é sempre difícil, eles vêm com faca nos dentes. Foi muito bom conquistar os três pontos, porque na segunda parte fizemos por merecer", disse.
Abel pontua dificuldades no confronto com o São Paulo
Segundo Abel, as substituições no intervalo foram decisivas para a virada. "Mantive a equipe que fez grande jogo contra o Vasco, mas hoje não conseguimos render. No segundo tempo, quem entrou deu nova energia e mudou o jogo. Ganhamos porque o banco respondeu muito bem", destacou.
O técnico ressaltou ainda que o resultado foi fruto de trabalho e coragem. "Quanto mais me dedico, mais sorte tenho. Já ganhei e já perdi arriscando, mas sigo fazendo o melhor para ajudar o Palmeiras. Hoje foi duro, o São Paulo nos dominou na primeira parte, mas reagimos com mérito."
Por fim, Abel alertou para as dificuldades do próximo confronto, contra o Juventude, devido aos desfalques. "Será um jogo extremamente difícil. Não teremos todos à disposição e isso pesa numa disputa pelo título. Vamos lutar com o que temos, mantendo as ambições na competição", concluiu.
Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads, Twitter, Instagram e Facebook.