Novidade no Mister Olympia Brasil, categoria Fit Model ganha espaço no mundo do fisiculturismo
Competição estreia nova divisão feminina e movimenta setor de nutrição esportiva
O Distrito do Anhembi, em São Paulo (SP), recebe entre os dias 17 e 19 de outubro o Mr. Olympia Brasil Expo 2025, considerado o maior evento de fisiculturismo e nutrição esportiva da América Latina. A competição é organizada pela Savaget Group em parceria com a Musclecontest e terá como principal novidade a estreia da categoria fitmodel, divisão da NPC Worldwide (National Physique Committee) voltada para mulheres. A modalidade avalia critérios como simetria corporal, condicionamento, equilíbrio e apresentação, com menor volume muscular do que a tradicional categoria bikini.
A fitmodel já começa a ganhar espaço no Brasil. Em abril, no Arnold Sports Festival South America, também realizado na capital paulista, a atleta Maiara Rotta se tornou a primeira brasileira a alcançar o status profissional na fitmodel IFBB PRO. “É uma categoria que começou esse ano. O shape das competidoras lembra o das primeiras atletas da bikini na NPC”, explica Kleber Caramello, pro judge NPC/IFBB. “São corpos com linhas mais suaves, menos curvas e de menor muscularidade, mesmo sem tanta definição.” Para 2026, a categoria será oficialmente incorporada ao circuito profissional, contemplando as competidoras que conquistarem pro cards em 2025.
Além da nova divisão, o Mr. Olympia Brasil Expo terá as categorias 212, classic physique, bikini, especial, women’s physique, figure, bodybuilding, wellness e men’s physique. São esperados mais de 800 atletas e a distribuição de 24 pro cards, que garantem vaga no circuito IFBB Pro League. Paralelamente às competições, o evento realiza sua feira tradicional, com mais de 60 expositores, 2.250 lojistas e público estimado em 25 mil pessoas. O impacto econômico deve ultrapassar R$ 100 milhões em negócios. “É uma reunião de profissionais do setor, de redes de farmácias, de supermercados e de produtos naturais, em busca de grandes negócios”, afirma Ana Paula Leal Graziano, CEO da Savaget Group.