Norueguês faz história em Milão-Cortina e conquista 8º ouro olímpico
Johannes Klaebo se tornou maior campeão da história dos Jogos de Inverno
O norueguês Johannes Hoesflot Klaebo fez história nesta sexta-feira (13) e se tornou recordista de medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de Inverno, ao terminar em primeiro lugar na prova de 10 quilômetros, com largada intervalada, do esqui cross-country masculino.
Klaebo finalizou o percurso em Tesero, no extremo-norte italiano, em 20m36s2, com 4,9 segundos de vantagem sobre o francês Mathis Desloges, medalhista de prata, e 14 segundos à frente do também norueguês Einar Hedegart, que ficou com o bronze.
Esse é o terceiro ouro de Klaebo nas Olimpíadas de Milão-Cortina, após as conquistas no sprint clássico e nos 10 quilômetros + 10 quilômetros de skiatlo.
Norueguês em ação durante prova de 10 quilômetros no esqui cross-countryCom isso, o atleta de 29 anos soma agora oito títulos olímpicos, contando os três de PyeongChang 2018 e os dois de Pequim 2022, igualando o recorde de seus compatriotas Marit Bjoergen, Ole Einar Bjorndalen e Bjorn Daehlie. Klaebo, no entanto, ainda pode ampliar sua marca nas Olimpíadas de 2026. Ao todo, ele tem 10 medalhas olímpicas, incluindo uma de prata e uma de bronze, ambas de 2022.
A prova desta sexta-feira também teve a participação do brasileiro Manex Silva, que terminou em 97º lugar, de um total de 113 competidores. O acreano anotou um tempo de 26m51s4.