3 eventos ao vivo

Histórico das 8ªs tem Chile freguês e europeus sem vitórias

28 jun 2014
07h58
atualizado às 08h00
  • separator
  • 0
  • comentários

As oitavas de final da Copa do Mundo de 2014 começam a ser disputadas neste sábado e, se retrospecto entrasse em campo, o Brasil golearia o Chile, e a Europa correria grande risco de não contar com nenhum representante na fase seguinte do principal torneio de futebol do planeta. Dentre os oito confrontos que atrairão os olhares do mundo nos próximos quatro dias, seis já aconteceram anteriormente na história das Copas. E eles dão o maior favoritismo ao Brasil e causam sérias preocupações às seis seleções europeias.

Ronaldo e Zamorano se abraçam durante confronto das oitavas de final da Copa de 1998; Brasil venceu por 4 a 1
Ronaldo e Zamorano se abraçam durante confronto das oitavas de final da Copa de 1998; Brasil venceu por 4 a 1
Foto: AP

Quer acompanhar as notícias e jogos da sua seleção? Baixe nosso app. #TerraFutebol

Protagonistas do primeiro jogo das oitavas, neste sábado, às 13h (de Brasília), no Estádio do Mineirão, Seleção Brasileira e chilena já se encontraram em três oportunidades na história dos Mundiais – maior número entre os definidos para o mata-mata deste ano. Em todos estes confrontos, o Brasil não teve dificuldades para vencer e, de quebra, eliminar os chilenos.

No primeiro deles, válido pela semifinal do Mundial de 1962, a Seleção de Garrincha triunfou por 4 a 2 dentro do Estádio Nacional de Santiago e garantiu um lugar na grande final do torneio, que acabaria consagrando o Brasil com o bicampeonato. Depois, nas oitavas de final de 1998, a então equipe tetracampeã mundial superou o Chile por 4 a 1. Na mesma fase de 2010, os comandados de Dunga não tiveram maiores problemas para triunfar por 3 a 0. Os chilenos são, então, fregueses da camisa verde e amarela em Copas do Mundo.

Olhando para os outros sete jogos das oitavas de final do Mundial de 2014, somente dois deles nunca aconteceram na história do torneio: Grécia x Costa Rica, e França x Nigéria. São os únicos, então, com os quais os europeus não precisam se preocupar com o retrospecto. Isto porque alemães, holandeses, suíços e belgas não têm boas lembranças de duelos diante de argelinos, mexicanos, argentinos e americanos, respectivamente. No total, são quatro jogos em Copas e nenhum triunfo europeu.

Confira, abaixo, o histórico em Copas do Mundo dos duelos de 8ªs de final de 2014:

Brasil x Chile
Ano Fase Resultado
1962 Semifinal Brasil 4 x 2 Chile
1998 Oitavas de final Brasil 4 x 1 Chile
2010 Oitavas de final Brasil 3 x 0 Chile
Colômbia x Uruguai
Ano Fase Resultado
1962 1ª Colômbia 1 x 2 Uruguai
França x Nigéria
Nunca
Alemanha x Argélia
Ano Fase Resultado
1982 1ª Alemanha 1 x 2 Argélia
Holanda x México
Ano Fase Resultado
1998 1ª Holanda 2 x 2 México
Costa Rica x Grécia
Nunca
Argentina x Suíça
Ano Fase Resultado
1966 1ª Argentina 2 x 0 Suíça
Bélgica x EUA
  Fase Resultado
1930 1ª Bélgica 0 x 3 EUA
Fonte: Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade