PUBLICIDADE

Motociclismo

Pol Espargaró defende Bagnaia após punição: "Era impossível enxergar a bandeira amarela"

A classificação do GP de Portugal da MotoGP contou com uma polêmica que fez Francesco Bagnaia perder a pole. Pol Espargaró, no entanto, saiu em defesa do colega ao questionar o tamanho da bandeira amarela mostrada

17 abr 2021 - 14h41
Compartilhar
Exibir comentários
Pol Espargaró ficou apenas com a 14ª posição no grid em Portimão
Pol Espargaró ficou apenas com a 14ª posição no grid em Portimão
Foto: Divulgação/MotoGP / Grande Prêmio

O sábado (17) de classificação não foi dos melhores para Pol Espargaró. Depois de andar bem na sexta-feira (16), o piloto da Honda sofreu um acidente na curva final do circuito português durante o TL4 e precisou se recuperar após a queda. Mas o que chamou a atenção do espanhol ficou com a punição de Francesco Bagnaia, que perdeu a pole após ignorar bandeiras amarelas no Q2.

Bagnaia fez a melhor volta da sessão quando a pista estava com bandeiras amarelas após o acidente de Miguel Oliveira. Espargaró, no entanto, optou por defender o italiano principalmente em relação à visibilidade da sinalização.

"Era impossível que o Pecco [Bagnaia] conseguisse ver essa bandeirinha. Entendo os comissários e, quando há um piloto no solo, deve-se penalizar [quem não diminui a velocidade]. Mas nesses momentos, não se vê nada, ainda mais em um pouco cego a mais de 180 km/h. Vi os replays do lance e era impossível enxergar", disse Pol Espargaró.

Francesco Bagnaia foi punido por desrespeitar bandeiras amarelas na classificação do GP de Portugal
Francesco Bagnaia foi punido por desrespeitar bandeiras amarelas na classificação do GP de Portugal
Foto: Reprodução / Grande Prêmio

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube.

Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram.

A MotoGP passa a contar com painéis luminosos de sinalização a partir do GP de Portugal deste fim de semana. O item de segurança será exigido apenas a partir de 2022, mas a Dorna Sports, promotora do Mundial, fez um acordo com a EM Motorsport para instalá-los já a partir deste campeonato. De acordo com a organização do Mundial, esta antecipação "vai permitir que pilotos e circuitos que recebem a MotoGP se acostumem com a tecnologia antes que o novo regulamento entre em vigor".

Com este acordo, esses 22 painéis que substituem as bandeiras de sinalização vão viajar pelos circuitos, sempre acompanhando o cronograma do mundial. O objetivo é aumentar a segurança, já que essas bandeiras eletrônicas melhoram a visibilidade mesmo com a alta velocidade ou com condições climáticas ruins.

Os painéis serão controlados principalmente pela direção de prova, que poderá mudar instantaneamente o status de todo o circuito. No entanto, cada tela terá um consolo próprio, controlado por um comissário à beira da pista, o que permitirá a indicação de bandeiras pontuais.

O GP de Portugal, em Portimão, é a terceira etapa da temporada 2021 do Mundial de Motovelocidade. Acompanhe a cobertura do GRANDE PRÊMIO sobre a MotoGP.

Siga o GRANDE PRÊMIO nas redes sociais:

Grande Prêmio
Compartilhar
Publicidade
Publicidade