PUBLICIDADE

Motociclismo

MotoGP revisa calendário, promove rodada dupla no Catar e confirma Portugal em 2021

A temporada 2021 da MotoGP sofre com novas mudanças no calendário. Depois dos testes na Malásia serem cancelados pela pandemia de Covid-19, agora o campeonato vai começar com rodada dupla no Catar. As etapas na Argentina e nos Estados Unidos foram adiadas e não possuem novas datas definidas

22 jan 2021 - 10h53
Compartilhar
Exibir comentários
MotoGP já fez mudanças no calendário antes da primeira corrida
MotoGP já fez mudanças no calendário antes da primeira corrida
Foto: Red Bull Content Pool / Grande Prêmio

A Dorna, organizadora do Mundial de Motovelocidade, e a FIM [Federação Internacional de Motociclismo] divulgaram mudanças no calendário 2021 da MotoGP. Agora, a temporada começa com rodada dupla no Catar, além da inclusão do GP de Portugal e o adiamento das etapas na Argentina e nos Estados Unidos — ambas sem datas definidas. Há dez dias, a MotoGP já havia cancelado a pré-temporada na Malásia após o país declarar emergência com o aumento de casos de Covid-19.

Com as modificações feitas, a MotoGP segue para uma rodada dupla no Catar, em 28 de março e 4 de abril. Em 2020, a classe rainha não correu no circuito de Losail por conta da pandemia de Covid-19. Moto2 e Moto3 disputaram as corridas normalmente porque estavam no país asiático para testes de pré-temporada.

A terceira etapa agora será em Portugal, no dia 18 de abril. A pista de Portimão fechou a temporada 2020 da MotoGP, foi muito elogiada pelos fãs e retorna ao calendário para o campeonato 2021.

O elogiado circuito de Portimão, palco do GP de Portugal, retorna ao calendário em 2021 (Foto: KTM)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube.

Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram.

As provas em Termas de Rio Hondo, na Argentina, e Austin, nos Estados Unidos, acabaram adiadas. A Dorna ainda não divulgou quando devem ser encaixadas no calendário, mas vale lembrar que ambas foram canceladas no ano passado pela pandemia.

O resto do calendário da MotoGP segue intacto, inclusive com o espaço vago entre as etapas da Finlândia — que entra no cronograma neste ano — e da Áustria no meio do ano. A previsão de encerramento é na Comunidade Valenciana em 14 de novembro.

Ouça os programas do GRANDE PRÊMIO no formato de podcast:

MotoGP vai terminar a temporada 2021 em Valência (Foto: Red Bull Content Pool)

Além disso, o Mundial mantém duas pistas na reserva: Igora Drive, na Rússia, e Mandalika, na Indonésia, que ainda depende de homologação.

O traçado russo fica próximo de São Petersburgo e leva a assinatura do arquiteto Hermann Tilke. Igora Drive deveria ter recebido etapa do DTM e da W Series neste ano, mas as corridas foram canceladas em virtude da pandemia.

O circuito da Indonésia estava previsto para entrar na MotoGP a partir de 2021, já que a Dorna assinou com o promotor local ainda em fevereiro do ano passado, mas ficou apenas para o caso de uma eventualidade.

MotoGP 2021, Calendário provisório:

DATA ETAPA CIRCUITO
28/3 GP DO CATAR¹ LOSAIL
4/4 GP DO CATAR LOSAIL
18/4 GP DE PORTUGAL PORTIMÃO
2/5 GP DA ESPANHA JEREZ DE LA FRONTERA
16/5 GP DA FRANÇA LE MANS
30/5 GP DA ITÁLIA MUGELLO
6/6 GP DA CATALUNHA MONTMELÓ
20/6 GP DA ALEMANHA SACHSENRING
27/6 GP DA HOLANDA ASSEN
11/7 GP DA FINLÂNDIA² KYMIRING
   
15/8 GP DA ÁUSTRIA RED BULL RING
29/8 GP DA GRÃ-BRETANHA SILVERSTONE
12/9 GP DE ARAGÃO MOTORLAND
19/9 GP DE SAN MARINO E DA RIVIERA DE RIMINI MISANO
3/10 GP DO JAPÃO MOTEGI
10/10 GP DA TAILÂNDIA BURIRAM
24/10 GP DA AUSTRÁLIA PHILLIP ISLAND
31/10 GP DA MALÁSIA SEPANG
14/11 GP DA COMUNIDADE VALENCIANA RICARDO TORMO

¹ Corrida noturna

² Pendente de homologação

Siga o GRANDE PRÊMIO nas redes sociais:

Grande Prêmio
Compartilhar
Publicidade
Publicidade