PUBLICIDADE

Márquez é liberado pelos médicos após nove meses e volta à MotoGP no GP de Portugal

Após ausência em praticamente toda a temporada 2020 e nas duas primeiras corridas de 2021, Marc Márquez está de volta ao grid

10 abr 2021
0comentários
Publicidade
Em Portimão, Marc Márquez faz novo teste com moto da Honda em preparação para volta ao Mundial da MotoGP
Em Portimão, Marc Márquez faz novo teste com moto da Honda em preparação para volta ao Mundial da MotoGP
Foto: Reprodução / Grande Prêmio

Marc Márquez está de volta! Após uma série de liberações médicas, o hexacampeão da MotoGP recebeu o sinal verde oficial, na manhã deste sábado (10), para retornar às pistas após cerca de nove meses de ausência. Assim, o piloto sobe novamente na RC213V da Honda para o GP de Portugal, marcado para o fim de semana dos dias 16-18 de abril.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube.

Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram.

Apesar de inscrito para as corridas que abriram o ano, no Catar, Márquez respeitou a indicação dos médicos para que evitasse a retomada. Na última sexta-feira, entretanto, o foi escalado para o exame médico prévio do GP de Portugal - assim como Jack Miller e Iker Lecuona, que passaram por cirurgias de síndrome compartimental nos últimos dias. Antes disso, foi aprovado nos exames do hospital em que fez a terceira cirurgia de 2020, em dezembro, em Madri. Deu certo.

"Na revisão realizada em Marc Márquez no Hospital Ruber Internacional, quatro meses após a cirurgia, liderada pelos doutores Samuel Antuña e Ignácio Roger de Oña e realizada pelos doutores De Miguel, Ibarzabal e García Villanueva para uma pseudoartrose do húmero direito, uma condição clínica muito satisfatória foi encontrada, com progresso evidente no processo de consolidação do osso", divulgou a Honda.

"Na situação atual, Márquez pode voltar à competição, assumindo os riscos razoáveis que estão implícitos em sua atividade esportiva", encerrou o comunicado.

Por meio de sua conta no Twitter, o piloto também se manifestou. "Estou muito feliz! Visitei os médicos, e eles me deram luz verde para retornar à competição. Foram nove meses difíceis, com momentos de incertezas e altos e baixos, mas, agora, vou poder desfrutar da minha paixão novamente. Vejo vocês semana que vem em Portimão", disse.

Marc Márquez se prepara para voltar à MotoGP
Marc Márquez se prepara para voltar à MotoGP
Foto: Reprodução/Honda / Grande Prêmio

Menos de uma semana após a operação, Marc voltou a subir na RC213V para tentar correr, mas acabou desistindo por causa das dores. O piloto da moto #93 seguiu insistindo na preparação física e, antes do GP da Tchéquia, precisou de uma segunda cirurgia para substituir a placa original, danificada por estresse.

Após o segundo procedimento, porém, o osso não consolidou como deveria. O mais velho dos Márquez perdeu o campeonato todo e precisou de uma terceira cirurgia, desta vez feita por outro médico, em Madri. Neste derradeiro procedimento, Marc foi submetido a um enxerto ósseo, mas os médicos diagnosticaram uma infecção, o que retardou ainda mais o processo de recuperação.

Siga o GRANDE PRÊMIO nas redes sociais:

Foi só no dia 12 de março que o espanhol recebeu autorização para voltar a treinar com moto. Desde então, o jovem de Cervera já rodou em Barcelona e Portimão com uma RC213V-S, uma moto de rua desenvolvida com base na RC213V, do Mundial.

Inicialmente, a expectativa era por um retorno ainda no Catar, mesmo que só para o GP de Doha, mas o espanhol seguiu a recomendação dos médicos e não correu em Losail.

https://open.spotify.com/episode/56EWZtjjXZerTSc5mEGdpr?si=dXJwGloaQQ6ZEGdY1gUInQ&nd=1
Grande Prêmio
Publicidade
Publicidade