PUBLICIDADE

FIM vê "excesso de ambição" em Assen e pune Quartararo por lance com Aleix Espargaró

O Painel de Comissários da FIM (Federação Internacional de Motociclismo) considerou que o piloto da Yamaha não estava em posição de completar uma ultrapassagem quando atacou o rival da Aprilia na curva 5 do traçado da Holanda e acabou prejudicando o resultado do catalão. Por isso, o francês terá de cumprir uma volta longa no GP da Inglaterra

26 jun 2022 - 12h54
Ver comentários
Publicidade
Quartararo erra na curva 5, cai e leva Aleix Espargaró com ele (Vídeo: MotoGP)
Quartararo erra na curva 5, cai e leva Aleix Espargaró com ele (Vídeo: MotoGP)
Foto: Grande Prêmio

Fabio Quartararo não escapou ileso do incidente com Aleix Espargaró o GP da Holanda de MotoGP deste domingo (26). O Painel de Comissários da FIM (Federação Internacional de Motociclismo) considerou que o líder do Mundial de Pilotos teve "excesso de ambição" e, por isso, aplicou uma sanção que terá de ser cumprida no GP da Grã-Bretanha, marcado para o dia 7 de agosto.

Na quinta volta da corrida de Assen, Quartararo tentou atacar Aleix na De Strubben, a curva 5, mas errou e caiu, empurrando o titular da Aprilia para fora da pista. Ambos conseguiram voltar para a disputa, mas Fabio não viu a bandeirada, já que o tombo danificou o controle de tração, o que o fez ser ejetado da YZR-M1 mais adiante na corrida.

Fabio Quartararo perdeu vantagem na liderança da MotoGP
Fabio Quartararo perdeu vantagem na liderança da MotoGP
Foto: Yamaha / Grande Prêmio

CLASSIFICAÇÃO DA MOTOGP

Aleix, por sua vez, escalou o pelotão e recebeu a bandeirada na quarta colocação, recortando 13 pontos da vantagem de Quartararo na disputa pelo campeonato de 2022.

Logo após o lance, os comissários anunciaram que o incidente seria revisto e, horas depois do fim da corrida, confirmaram a sanção.

"Durante a corrida da MotoGP em Assen, um incidente entre o piloto #20, Fabio Quartararo, e o #41, Aleix Espargaró, viu o #20 cair e fazer contato com o #41 na curva 5", diz o texto do comunicado à imprensa. "O Painel de Comissários da FIM considerou que Quartararo foi excessivamente ambicioso na tentativa de ultrapassar A. Espargaró. O #20 não estava em posição de completar com sucesso a manobra e, subsequentemente, caiu, causando contato com o #41 e fazendo-o sair da pista", seguiu.

"A ação para desviar o contato adotada por A. Espargaró o permitiu evitar a queda e continuar. No entanto, a corrida dele foi severamente impactada", relatou. "Quartararo recebeu uma punição da volta longa, que será cumprida no GP da Grã-Bretanha de MotoGP", concluiu.

A MotoGP agora entra em férias e volta à ativa apenas no dia 7 de agosto, com o GP da Grã-Bretanha, em Silverstone. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade 2022.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2.

DO DOMÍNIO DE MARC MÁRQUEZ AO ZERO: A HONDA DE PONTA CABEÇA NA ALEMANHA

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.
Grande Prêmio
Publicidade
Publicidade